quarta-feira, 11 de maio de 2011

Som na Varanda! Bom pedida em São Gonçalo!

Som na Varanda
07/05/2011
Recanto da Saudade (Santa Izabel, São Gonçalo/RJ)
EDISON PIMENTEL & ABRAÃO LEITE – part. esp. TUCA MARQUES

Engraçado como os caminhos do underground, ou da música independente (como queiram), te levam para os lugares menos prováveis, nas situações mais inusitadas. Foi o que aconteceu no último sábado, dia 7, com este que vos escreve! Tem sido raro nos últimos tempos, mas confesso que nesse mesmo dia 7 me embrenhei numa lan house para vasculhar sites, agendas e afins a procura de alguma coisa razoavelmente interessante acontecendo em algum lugar. Na falta de opções, e já conformado com nada além de algumas cervejas, fui ‘resgatado’ e levado para o bairro de Santa Izabel, em São Gonçalo.

Até aí, nada demais - já que a tradição musical de São Gonça vem de muito tempo, apesar do estado combalido do meio underground da cidade. O que este escriba não esperava era conhecer um lugar tão bacana como acabou aocntecendo. Este lugar é o Recanto da Saudade, uma casa (isso mesmo, uma casa!) onde uma vez por mês rola o Som na Varanda! Um autêntico encontro musical que envolve não apenas músicos, mas amantes da música! Mais bacana que conhecer um evento como este, foi assistir a apresentação dos músicos Edison Pimentel (violão e voz) e Abraão Leite (baixo). Durante mais de duas horas (divididas em dois blocos, que fique claro) os caras desfilaram uma penca de sons que não imaginava ouvir, ou que eu não ouvia a muito, mas muito tempo mesmo!


Como o próprio nome do espaço já diz, não adianta ir pra lá atrás das últimas novidades, ou bandas moderninhas de gosto duvidoso (ainda bem, estávamos a salvo!). Ao invés disso, fomos literalmente brindados com nada mais nada menos que a versão original de “Knoking o Heavens Door” (de Sr.Bob Dylan), Elvis, Creedence... Os caras fizeram um passeio generoso por uma penca de sons dos anos 50, 60 e 70! Sem esquecer de citar a quantidade generosa de canções de Zé Ramalho que ganharam espaço no set dos caras, entre elas “Chão de Giz” e “Garoto de Aluguel”! Ainda deu tempo pra uma participação de Tuca Marques, combinada ali na hora mesmo. Clima bom, público curtindo, cantando junto e participando, não poderia ter sido melhor! “Sem Sair do Lugar” se misturou a versões de Djavan, Cazuza e outros! Sem contar os sons de Barão Vermelho e Legião Urbana que Tuca e o baixista Abraão Leite (que toca com Tuca na banda Trincaz) mandaram já no apagar das luzes, bem no finalzinho da festa!


Em tempos onde as manifestações sinceras vão, cada vez mais, perdendo espaço pra um dito profissionalismo (tem mais haver com imagem, ego, vaidade e coisas do gênero), ou mesmo para a ditadura dos veículos de massa (que, apesar da internet e suas possibilidades, ainda parecem encher os olhos de uma maioria perdida no ‘mercado’ que nem ‘cego em tiroteio’), há de se valorizar iniciativas como o Som na Varanda. Um verdadeiro refúgio para fãs de música. Um projeto que conta única e exclusivamente com a disposição de seus organizadores e a boa vontade de amigos e vizinhos. Ao menos por aqui, nada de peças de roupa coloridas, jaquetas, correntes, cérebros em constante estado de paralisia ou pré-requisitos para se ‘ser’, ‘acreditar’ ou ‘viver’ alguma coisa. E óbvio: nada disso fez a menor falta.


Rafael A.



Links Tuca Marques: OiNovoSom :: Palco Mp3

fotos: Rafael A.




Nenhum comentário:

Leia também: