quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Entrevista : Harmônico 3


Quem acompanha o nosso FMZ_ONLINE já deve ter percebido que cada vez menos temos voltado nossas atenções para um determinado tipo de evento muito comum aqui por essas bandas. Me refiro aos tais ‘shows’ com uma penca de bandas, 15 palcos, milhares de atrações e por aí vai. Se por um lado poupamos nossas mentes e ouvidos de coisas realmente desagradáveis, por outro ficamos meio que ‘perdidos no meio do tiroteio’ quando se trata de novas bandas daqui da área. Pois bem, uma que parece ser uma grata surpresa é a nossa entrevistada da vez! Por diversas vezes esse que vos escreve ‘esbarrou’ com eles em algum lugar da internet e em flyers que circulam por aí. E de tanto ver o nome da banda rolando, resolvemos ir atrás pra saber um pouco mais sobre eles.

Essa galera de Niterói apareceu faz pouco tempo e, aos poucos está mostrando sua cara e sua música nos palcos de Niterói, São Gonçalo e Região. Apesar do curto tempo de vida (como vocês verão a seguir, a galera começou a fazer barulho em meados do ano passado), a Harmônico 3 já deus as caras em alguns espaços renomados como Bar do Blues e Projeto Praia do Rock. Além de dividir o palco com o virtuose Maranhão, recentemente! Sem enrolação? Vamos conhecer a galera da banda Harmônico 3 e saber um pouco mais de sua música e sua história!


FMZ_ONLINE: Falem um pouco sobre o início da Harmônico 3, como a galera se conheceu, enfim. Apresentem a banda pra galera que ainda não conhece!

Harmônico 3: A banda foi formada em Julho de 2009. Quase tudo ocorreu pela internet, Fabiana (vocal) postou em uma comunidade do orkut que estava à procura de uma banda de Rock, Thiago (Baixo) foi o primeiro a aceitar o desafio, que em seguida chamou Marcel (guitarra), posteriormente Vinícius (bateria) aceitou o desafio de assumir as baquetas. A banda esteve nessa formação até Setembro de 2010, mas como a banda sentia falta de um segundo guitarrista, o nosso baterista chamou Korn (guitarra) pra fazer parte da banda. E estamos nessa formação até esse momento.


FMZ_ONLINE: Por ser uma banda nova, acho que cabe e pergunta: A Harmônico 3 tem material gravado? Há planos de lançar demo ou mesmo um álbum? E mais: Com o crescimento do número de lançamentos virtuais, a banda ainda acredita no lançamento físico (cd`s, dvd..) em si?

Harmônico 3: A banda tem no momento apenas uma música gravada, na qual gravamos no FK Estúdio em Niterói. Temos atualmente cinco músicas prontas, esperamos gravar tudo brevemente para lançarmos nossa primeiro demo. A banda tem pretensões de ter gravações em mídias físicas, mas atualmente não é a prioridade da banda, estamos tentando primeiramente atrair um público e focando na parte de divulgação virtual. Até porque o custo da gravação de cada música é bem alto, e até gravarmos as cinco pode demorar um pouco.


FMZ_ONLINE: É cada vez maior o número de bandas no segmento ‘Rock’ conseguindo visibilidade na mídia de massa, seja através da internet ou mesmo com a estrutura de uma gravadora por trás. Esse momento do Rock no Brasil soa interessante pra vocês? Dá pra acreditar que, hoje em dia, existem de fato mais canais para se chegar ao grande público?

Harmônico 3: Com certeza. Hoje a internet é um meio fundamental de divulgação, sendo o Twitter, o Facebook e o YouTube os meios mais rápidos de se mostrar um novo trabalho. Porém, a divulgação é tão fácil que se torna difícil. A exigência por parte de quem ouve as músicas aumentou muito pela quantidade de músicas novas, e bandas novas também, e o contato rápido com os artistas. Isso faz com que uma gravadora se torne interessante, pois tem-se a chance de transformar o som em algo mais técnico com uma qualidade ótima. Juntando os meios de divulgação com a qualidade da gravadora, de fato o momento do Rock no Brasil se torna interessante para as bandas.


FMZ_ONLINE: A banda vem participando de eventos e se apresentando e espaço de renome aqui pela região como Bar do Blues e Projeto Praia do Rock, entre outros. O que vocês estão achando do cenário aqui de nossa região atualmente, com relação e espaços para apresentações, veículos de divulgação...?

Harmônico 3: Cremos que o espaço para bandas de Rock em nossa região tenha crescido por parte da quantidade de casas de shows, abrindo cada vez mais espaço para as bandas mostrarem seu trabalho. Porém, o fato da banda ter que pagar pra tocar não é um fator de orgulho pro Município, e nem para o Estado. Se compararmos a São Paulo, que existem diversas casas de shows, na maioria tem uma boa quantidade de público e as bandas não pagam para tocar, o Rio de Janeiro está anos luz atrasado. A banda, além de ter gastos com ensaios, gravações, fotos e deslocamento, além de outras coisas, ainda tem que pagar pelo espaço no palco e contar com uma divulgação fraquíssima dos eventos.


FMZ_ONLINE: Bom, é isso. O espaço é de vocês para um recado final, vender o peixe, enfim. Valeu pelo papo!

Harmônico 3: Primeiro agradecemos a chance de podermos falar sobre nós. A banda está vivendo um grande momento, em que o público tem adorado nossas apresentações, oportunidades de tocar com ótimos músicos estão aparecendo, como Maranhão, guitarrista que vem crescendo bastante no cenário de Niterói, nós fomos uma das bandas que abriram o lançamento de seu novo DVD; e a banda Tereza, que tocaram no último evento no SESC Niterói junto com a gente e vem tendo uma visibilidade na mídia em geral, e não só em Niterói. Coisas novas estão por vir e convidamos a todos para acompanhar nossa trajetória. Toda a banda se mostra entusiasmada com o futuro e queremos compartilhar com todos aqueles que acreditam em nós. Abraço a todos e Up the RocknRoll!

por: Rafael A.






Links Harmônico 3: Orkut :: Twitter :: Facebook :: MySpace

foto: divulgação

Nenhum comentário:

Leia também: