sábado, 25 de agosto de 2012

Entrevista :: Dani Carmesin



O nordeste brasileiro é, definitivamente, um celeiro de artistas e músicos de primeira linha! Não bastasse a história riquíssima e o vasto acervo de sua música regional, o Mangue Beat que sacudiu o cenário musical brasileiro em meados dos anos noventa, uma verdadeira penca de festivais, novos artistas surgindo a todo momento, enfim. A fonte parece ser inesgotável! E a cantora e compositora Dani Carmesin é mais fruto desse rico cenário! Ligada à música e a poesia desde sua infância, essa moça já passou por bandas, se apresentou no bom e velho formato voz e violão e teve diversos projetos! Agora, aparece no volume quatro de nossa Coletânea Virtual PATCH! e anuncia o lançamento de seu mais novo EP para o começo do mês que vem. Vamos saber mais da história dessa moça talentosíssima? Confira então o papo que batemos com Dani Carmesin.


FMZ_ONLINE: Você começou cedo no universo das artes, aos quatorze anos já escrevia! Como foi isso? Conte um pouco pra nós como foi essa iniciação artística!

Dani Carmesin: Na verdade eu costumo dizer de já nasci cantando, pois desde criança cantar e dublar era minha brincadeira preferida e assim foi até que minhas brincadeiras viraram coisa séria. Mais ou menos aos doze anos eu percebi que o que eu escrevia eram letras de músicas e depois que peguei um violão velho do meu pai e fui aprendendo sozinha a por melodia nessas letras, eu não parei mais até hoje.


FMZ_ONLINE: Até chegar a carreira solo você trilhou um caminho e tanto, né? Banda, trabalhos na noite no esquema voz e violão. Quando rolou a decisão de se apresentar como Dani Cermesin, uma artista solo? E como foi essa passagem do 'formato banda' para a carreira solo?

Dani Carmesin: Eu comecei minha trajetória oficialmente em 2004 com a formação da banda Efeito Carmesim formada por mim e mais 5 amigos de bairro, depois do término da banda em 2006 fiquei fazendo algumas apresentações no estilo voz e violão, também participei de algumas bandas e projetos até que, com o apoio do meu namorado, André Williams (baixista), convidamos o André Oliveira (guitarra) e o Rafael Alvo (bateria) que já não faz parte do projeto para formarmos inicialmente uma banda, mas, depois nós entramos em consenso e achamos melhor colocar meu nome em evidência e fazer uma carreira solo, pois assim não correria o risco de ter que ficar trocando de banda se por acaso chegasse ao fim e também firmaria meu nome como cantora e compositora e também me senti amadurecida o suficiente para enfrentar essa nova etapa.


FMZ_ONLINE: Seu som mostra influências distintas convivendo em harmonia entre si. Dá pra notar que tem muito de Música Regional, MPB e RocknRoll também! Como funciona isso pra você? De que forma você organiza essas influências e referências musicais na hora de compor, enfim?

Dani Carmesin: Realmente tenho muitas influências, na minha casa cresci ouvindo da Música Clássica ao Rock, também fiz parte de um grupo percussivo onde tocávamos ritmos regionais como o Maracatu, Ciranda, Coco e Afoxé, então acho que quando componho, não tem como todas essas influências não ficarem em evidência. Acho até engraçado porque as pessoas ficam tentando classificar em qual estilo minha música se enquadra e por causa dessa misturada toda acabam me classificando como Pop Rock porque aí não tem erro! Mas eu até gosto de ter um som difícil de se classificar porque assim eu tenho mais liberdade pra continuar misturando e ousando, um exemplo disso é o meu novo EP, Tratamento de Choque [Desconstruindo a Imagem Ideal] que será lançado virtualmente dia 05 de setembro na minha fanpage que vem mostrando muito isso, esse choque de influências e ritmos.



FMZ_ONLINE: Você lançou ano passado seu primeiro trabalho, o EP Devaneios. Fale um pouco desse primeiro trabalho pra gente!

Dani Carmesin: Depois de muita correria, cobranças e expectativa (principalmente da minha parte e das pessoas que esperavam meu trabalho solo), finalmente em julho de 2011 lancei o meu primeiro EP, Devaneios. Ele foi feito de forma independente e contamos com o apoio do Fernando Soares que foi quem gravou, produziu e mixou na Home Studio Área 51 que pertence a ele. O Devaneios conta com cinco músicas de minha autoria e o que muitas pessoas não sabem é que ele é um "diáro onírico", ou seja, todas as cinco letras foram sonhos e pesadelos que tive durante a noite e que acordei de súbito pra escrever, por isso o nome devaneios que é o estado de espírito de quem se deixa levar por lembranças, sonhos e imagens e era essa atmosfera que eu queria passar nas faixas do EP, como por exemplo, na faixa 4, quimera, que retrata um dos pesadelos que tive e que traz através da melodia a sensação de estar preso dentro de um pesadelo, tenso, querendo acordar e sem conseguir. Eu sempre tento passar conceitos e sensações nas minhas músicas e devido a isso talvez as pessoas não consigam compreender o que eu quero dizer a uma primeira audição, costumo dizer que faço música para ser degustada aos poucos, a cada audição o ouvido vai apurando e a música vai soando melhor até chegar ao ponto da pessoa gostar tanto que não quer parar de ouvir.


FMZ_ONLINE: E qual a expectativa para o novo trabalho, Tratamento de Choque (Desconstruindo a imagem Ideal)? Sai agora em setembro, não é mesmo?

Dani Carmesin: Dia 05 de setembro será o lançamento do meu novo trabalho com download gratuito na minha fanpage e confesso que estou super ansiosa pra ver as reações das pessoas. Desde o início de agosto venho movimentando minhas redes sociais lançando uma série de teasers que foram gravados nas ruas do Recife Antigo e que deixam aquele gostinho de quero mais nas pessoas e estou tendo uma resposta muito positiva do público em geral. Mas posso adiantar que esse meu novo trabalho está muito mais amadurecido e com uma sonoridade muito diferente do Devaneios.


FMZ_ONLINE: Você participou de vários eventos bacanas aí em sua Região. Você acredita que artistas de lugares mais distantes do Sudeste, por exemplo, tenham mais dificuldade para ficarem conhecidos no resto do Brasil ou pode-se dizer que com as mídias virtuais essa distância de alguma forma desparece?

Dani Carmesin: Eu acredito que as dificuldades são iguais para todos independente da região que seja o artista, mas , com certeza, as redes sociais são grandes aliados de qualquer pessoa que queira divulgar o seu trabalho. Eu mesma não saí de Pernambuco ainda e meu som rola em webrádios de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, consegui fazer parte de duas coletâneas esse ano a Recife Lo-Fi do Zeca Viana e a Patch Vol.4, tive publicações em diversos blogs de todo o Brasil e tudo isso, graças a internet. Até essa entrevista que estou dando pra vocês é graças a boa internet e é através dela que conheci o trabalho de muitas bandas maravilhosas. Até na própria Coletânea Patch Vol. 4 tem muitas bandas que adorei conhecer como por exemplo, Os Invalvuláveis, poxa, adorei conhecer o trabalho dos caras, já trocamos ideias pela net também e assim é que começam as boas parcerias.


FMZ_ONLINE: E com relação a Recife e ao nordeste? Muita coisa bacana aparecendo por aí? Quais artistas você aponta como boas promessas?

Dani Carmesin: Aqui tem artistas maravilhosos, realmente estamos bem na fita, poxa, músicos já conceituados nacionalmente como Siba, Ortinho, Tibério Azul, Otto, Nação Zumbi, Lenine, entre outros. Mas, por outro lado, tem uma galerinha nova surgindo aqui e buscando seu lugar ao sol também e que tem muita coisa boa pra mostrar como a Novanguarda, The Trumps, Moribundos, Sociedade Oculta, Henrique Alves, André Balbino, Voyeur, O Baile dos Seres Imaginários e tantas outras. Procurem conhecer o trabalho dessa galera que é muito bom e tem pra todos os gostos.


FMZ_ONLINE: Bom, é isso. Chegamos ao fim. Muito obrigado pelo papo e sucesso!


por: Rafael A.



Dani Carmesin participa com a música “Aviso a Ioiô” do volume 4 da Coletânea Virtual PATCH! Disponível para audições e download gratuito no link.

Mais sobre o lançamento de Tratamento de Choque (Desconstruindo a imagem Ideal), novo EP de Dani Carmesin no link.

E mais sobre Dani Carmesin em sua página no Facebook.

Nenhum comentário:

Leia também: