segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Rock na Garagem de outubro!



Rock na Garagem – Edição #31
26/10/2013
Metallica Pub (Porto Novo, São Gonçalo/RJ)
XANDE McLEITE & ROCKFRIENDS – IMÓVEL – INABITUAL

Bom, me estender na questão do publico, repetir o mesmo discurso de que o underground, ou a tal da cena (não sei a sua, mas a minha é feita de pessoas e lugares reais... e faço questão de participar ativamente dela), precisa do público presente para se manter e o mesmo blá blá blá de sempre seria dar importância demais pra quem não parece estar muito disposto a colaborar. E, pior, seria colocar em segundo plano os três excelentes shows que rolaram na noite do último sábado no Metallica Pub.

Duas bandas da Região Sul Fluminense, mais precisamente do município de Volta Redonda pegaram, brincando, pelo menos duas horas de estrada pra fazer um som em São Gonçalo! Só isso já valeria elogios à ambas. Mas os caras da Imóvel e da Inabitual não deixaram por menos, e ainda fizeram shows brilhantes! Os primeiros a tomar conta do Metallica Pub na noite do último sábado foram os caras da Inabitual! Gratíssima surpresa! Excelente banda! Som pesado com influências de Rock Alternativo e New Metal (que eu definitivamente não curto)... e é o seguinte: não tem como não ficar de boca aberta com o quão redondo soa o trabalho dos caras! Cozinha arrumadíssima (o baixo manda muito!) e guitarras pesadas! Excelente! Velhos conhecidos do Metallica Pub, o povo da Imóvel (foto) voltava a pisar em solo gonçalense quase um ano depois de sua participação no Rock Noel 2012! E, sem a menor cerimônia, repetiram o excelente show do Natal passado! Emoção, empolgação, raça! Impossível não sacar as influências de Los Hermanos em melodias e harmonias da Imóvel. Porém, o som dos caras vai além e incorpora referências de nomes como Block Party e similares (ao menos soou assim pra mim...hehe)! Showzão! Muito bom mesmo!

Encerrando a noite, Xande McLeite e seus Rockfriends mostraram como se faz Classic Rock! Sério mesmo! Explico: Banda redondíssima, galera relaxada, curtindo o som que faz e, o mais importante: sons próprios!!! “Motoqueiro Fantasma”, “O Ébrio” e “Primeiro de Maio”, todas do primeiro CD solo de Xande McLeite se misturaram a clássicos de nomes como The Cult, por exemplo, e à maravilhosa “Confortably Numb”... cerveja e Pink Floyd sempre dá em coisa boa, não?! Aliás, vale salientar o seguinte: quando falamos de RocknRoll, estamos falando de uma linguagem vivíssima! Não importa se suas influências vem dos anos 50, 60, 70, enfim... Toda e qualquer vertente roqueira precisa de novidade: novos riffs, melodias, solos, enfim! E é aí que o trabalho autoral faz toda diferença! Sons próprios, bem trabalhados, bem cuidados e devidamente apresentados ao público dão, sim, a sensação de que a linguagem que escolhemos para dialogar com o mundo a nossa volta está viva, se renovando e perfeitamente adaptada a nosso tempo!

Tinha pouca gente? De fato, pouca gente se deu ao 'trabalho' de ir até o Metallica Pub no último sábado... Mas, conforme coloquei no começo: dedicar tempo aos que não foram soaria deselegante com os que foram (obrigado a cada um de vocês!); além de desmerecer as apresentações que tivemos o privilégio de assistir! Três shows incríveis feitos por gente que simplesmente ama tirar um som. E isso, com toda certeza, me diz muito mais que o blá blá blá da 'cena virtual' que só existe na imaginação de quem cobra e quer receber sem se doar um pouquinho que seja, né? Pro azar dessas figuras: Missão cumprida, de novo! Sexta-feira tem Bad Religion Day e dia 09/11 tem 16 Anos de Inércia! Ou seja, temos mais o que fazer! …Obrigado por tudo Sr.Lou Reed, descanse em paz.

Rafael A.


Mais fotos do Rock na Garagem – Edição #31 na página do evento no Facebook.
fotos: Rafael A. / Latitude Zero Prod.

Nenhum comentário:

Leia também: