sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Participativo Cultural Araribóia Rock

Praça Getúlio Vargas (Icaraí, Niterói)


FUNGUS & BATÉRIAS AUDIVA – NUGGETS



Já disse ao Sr. FMZ (o editor) que não estou apto a escrever resenhas de shows. Mas como Rafael A. estaria tocando com o Fungus & Bactérias nesta sexta-feira não tive outra opção senão marcar presença (discretamente como sempre) na Praça Getúlio Vargas para assistir a apresentação dos brothers. Pelo que me foi passado trata-se de um evento cultural que tem entre suas atrações telões com documentários e artistas plásticos expondo suas obras na praça.

Cheguei por volta das 18:30h e encontrei apenas um palco parcialmente montado. Fui informado que não havia energia elétrica para a realização do evento mais que os produtores do Araribóia Rock já estavam trabalhando para resolver o problema. Foi o tempo de tomar uma gelada num bar próximo, onde pude ver (de longe) algumas figuras de nosso meio underground que não via ha muito tempo, como o renomado produtor Pedro de Luna (um dos responsáveis pelo Araribóia Rock, até onde eu saiba). Seria a presença de uma banda com mais de dez anos no evento? Seja como for, quando voltei à Praça Getulio Vargas já encontrei palco montado e a primeira banda se apresentando. A banda fazia um som bastante animado e parecia ter levado um bom número de conhecidos a seu show. Em seguida foi a vez de meus camaradas Welber e Rafael A. (o tal Sr. FMZ) subirem ao palco para sua apresentação. Infelizmente devido a uma corda de sua guitarra ter arrebentado o guitarrista e editor do Feira Moderna Zine não pôde fazer nem metade do show com sua banda. Infeliz também foi a dança bizarra que o mesmo insistia em fazer na falta de instrumento para tocar (N.E: Bizarra? Achei que estava agradando...). Apesar de nenhuma das bandas ter se dignado a emprestar uma guitarra para o Fungus & Bactérias terminar sua apresentação, a banda executou músicas como Eu Não Acredito em Duendes e outras de seu repertório com uma guitarra apenas. Foi um show curto que só reforçou a impressão que o Tio Satan aqui sempre teve de que existe uma espécie de boicote ao Fungus & Bactérias em sua cidade. Por conhecer meus camaradas, sei que eles ficam bastante tristes com isso. Não faz o menor sentido, já que a banda pouco se apresenta em Niterói. De volta ao evento: Outra banda se apresentou, mas não pude ficar mais. Tinha outros lugares (N.E: Lugares quentes?) para ir.

Apesar dos contratempos foi bom ver algumas pessoas, inclusive umas duas aparentemente bem jovens, cantando e dançando ao som de F&B. O que prova que nem todo mundo rejeita a banda em sua própria cidade. Enfim, o que aconteceu vai contra os princípios de união e cooperação que cultivamos em nosso meio underground. Não sei como funciona nos dias de hoje, mas é difícil imaginar que não havia uma guitarra a ser emprestada ao F&B para que a banda pudesse terminar seu show. Sendo que as outras bandas participantes tinham ambas dois guitarristas. Foi a primeira vez que fui a um evento promovido pelo Araribóia Rock e, pelo que pude perceber, muito pouca coisa mudou em Niterói desde de o último show que assisti por aqui. O que é uma pena.


PS: Gostaria de pedir ao Sr. Editor que parasse de interferir em meus textos (N.E: Não.)!

por Tio Satan / foto: Rodolfo Caravana

Nenhum comentário:

Leia também: