sábado, 5 de fevereiro de 2011

9 anos de Praia do Rock!

Projeto Praia do Rock – Especial de Nono Anversário
29/01/2011
Portuga Legal (Ponta do Francês, Itaipuaçú, Maricá/RJ)
MUSTANG 65 – SLASH TRIBUTE BRAZIL – SEVEN FLASH – ATOMIC THRASH – CIDADE PERDIDA – SODA CÁUSTICA – NOT DEAD + RAFAEL A. (discotecagem)

Parece que foi ontem… O pior é que parece mesmo! A nove anos atrás este que vos escreve subia ao palco para se apresentar na primeira edição do Projeto Praia do Rock! O palco ainda era montado na areia da praia e, se não me engano, a maior parte das bandas que participaram desta primeira edição sequer existe mais... O tempo passa, né? O tempo também passou para o Praia do Rock. De lá pra cá o evento saiu das areias da Ponta do Francês, foi para o Bar e Pizzaria Portuga Legal, teve uma temporada em um bar próximo a praia e, enfim, voltou para o Portuga Legal.

De frente para as areias da praia onde tudo começou, chegamos a edição de nove anos do Praia do Rock! Sete bandas escaladas e este sujeito que vos escreve dando uma de dj e colocando sons pro povo nos intervalos entre as bandas (tentei ser o mais democrático possível, ok?)! Após um engarrafamento ‘carnavalesco’ (se é que se pode chamar assim) e duas horas sentado dentro de um ônibus, tudo parecia ok no Portuga Legal. Hora do show, certo? Quem fez as honras foi o povo da banda Mustang 65. Era a segunda vez que assitia um show desses caras, e mais uma vez a banda mandou mito bem. Destaque para dois sons que os caras levaram que dão uma boa pista de qual é a do som da banda: Burn (Deep Purple) e uma da clássica banda holandesa Foccus. Ou seja: Rock`n`Roll! Rock Clássico recheado de influências de bandas como The Doors, Stones e outras. Bem bacana!

Depois foi a vez dos caras da Slash Tribute Brazil tomarem conta do palco (ok, não havia palco, jeito de dizer) para seu show. Pelo nome, não é muito dfícil imaginar o que os caras se propõem a fazer, certo? Isso aí mesmo, prestar tributo ao ex-guitarrista da banda Guns`n`Roses e de outros projetos. E tome Guns`n`Roses! Para fãs da dupla Axel Rose & Slash, foi um prato cheio! “Welcome to the Jungle”, ”Sweet Child on Mine” e mais uma penca de sons! Show longo que trouxe o povo pra frente da banda e segurou todo mundo de olhos e ouvidos grudados na Slash Tribute Brazil! Mais uma vez: Pra fãs de Axel & Slash, um prato cheio!

Hora da turma do metal dar as caras! O pessoal da Atomic Thrash era a próxima atração e os(as) bangers foram pra perto do palco pra conferir o show da banda! Show correto, enfileiraram uma penca de sons que tiveram, entre seus destaques o cover de Metallica que, óbvio, agitaram a galera! Em seguida, e já com um público bastante reduzido, foi a vez do som alterantivo da galera da banda Cidade Perdida. Faltavam pouco mais de uma hora para o Sol surgir e as areias da Ponta do Francês se mostraram mais que convidativas! Um belo nascer do Sol e, depois de tomar a saidera ainda na areia, era hora de levantar acampamento e voltar pra casa. Ainda deu tempo de conferir o show da garotada da banda Not Dead. Influ6encias mais que claras de Nirvana & Afins e disposição pra tocar com o dia claro e pra um Portuga Legal já esvaziado. Ponto pra eles!

Morrendo de sono no ponto e rezando por um ônibus? Já vi esse filme, e ja faz tempo... Antes de encerrar: Aqui vão os parabéns deste fanzine e da nossa Latitude Zero Prod. ao produtor Fábio Heavy, que desde o ano de 2002 toca o Projeto Praia do Rock. A incrível marca de, em nove anos nunca ter cancelado uma edição sequer é mais um motivo de comemorações. Se analisarmos todas as mudanças e modismos que rolaram no meio independente desde seu surgimento, chegaremos a conclusão que tanto o Praia do Rock quanto seu produtor podem ser considerados autênticos ‘resistentes’ de uma época bem diferente e bem mais divertida do undergorund por essas terras. Em maio tem mais!

Rafael A.


Links: Praia do Rock :: Rafael A. :: Mustang 65 :: Slash Tribute Brazil :: Atomic Trhash :: Cidade Perdida :: Soda Cáustica :: Not Dead



fotos: Tivemos problemas com nossa câmera. Logo, desta vez ficamos devendo as fotos, ok?



Nenhum comentário:

Leia também: