domingo, 11 de dezembro de 2011

Festival Araribóia Rock chega ao sétimo ano!




Festival Araribóia Rock 2011
09/12/2011
Teatro MPB 4 - DCE UFF (Centro, Niterói/RJ)
CARLOS SPIHLER - DJANGOS - LOUGO MOURO - EQUAL - ROCKTED - L.O.K.O - O DIVÃ INTERGALÁTICO


O Festival Araribóia Rock chega a sua sétima edição. Promovido pelo coletivo de mesmo nome, sob o comando do jornalista niteroiense Pedro de Luna, o evento se mantém como um dos únicos festivais  regulares aqui em nossa Região. Nessa ediçao em especial, duas atrações chamavam a atenção: Djangos e Poindexter! Dois nomes importantíssimos do underground carioca da década de noventa dariam as caras, uma em cada dia de evento, no que prometia ser uma autêntica volta no tempo. Ao menos pra este que vos escreve... Vamos ver como foi?

Primeiro dia de Festival, sexta-feira que hora era de tempo firme, hora prometia chuva. Galera saindo do trabalho, escola e dando as caras timidamente no DCE da UFF. No decorrer dos trabalhos, o público melhoraria, embora no final das contas a conclusão pra boa parte da galera tenha sido: merecia mais gente. De volta ao som que rolou no AR 2011, a primeira banda a subir no palco do Teatro MBP 4 foi a Carlos Spihler! Divulgando seu mais novo trabalho, o cd Geração Piercing & Argola, o power trio niteroiense fez um show redondo, com destaque para o cover de Matanza que deu uma agitada na galera que chegou cedo ao evento! Em seguida foi a vez do Pop Rock com vestígios de peso da Lougo Mouro. Já a algum tempo circulando pelos palcos da cidade a garotada levou uma galera ao DCE pra ver seu show. A banda Equal trouxe para o AR 2011 um quê de saudosismo com arranjos que remetiam às bandas clássicas do anos setenta, bacana que mesmo nesses momentos os caras mantém um certo ar de 'modernidade', por assim dizer. Show bacana!

A Rockted se mostrou um power trio de respeito. Fez uma apresentação redondinha e segurou a atenção da galera que se acomodava nas cadeiras do Teatro. Cadeiras?!? É, show de Rock sentado é meio estranho (tá, Progressivo rola numa boa...), mas logo depois da Rockted, veio um ótimo motivo pra todo mundo levantar... Direto dos anos noventa a Djangos fez, na minha humilde opinião, a melhor apresentação dentre todas que pude conferir nestes sete anos de Festival AR! Sério mesmo! O Rock recheado de influências de Reggae, Dub, Ska e 80`s fez o povo levantar de suas cadeiras e ir pra perto do palco curtir o som! Todo o show foi muito bacana, mas vale destacar "Raiva Contra o Oba Oba", um autêntico cráááássico dos bons e velhos tempos do under carioca! Não menos 'memorável' foram as versões e um medley que os caras apresentaram mais pro final do show: Titãs, Paralamas (lembraram de "Dos Margaritas" do excelente disco Severino e "Selvagem"), Bob Marley e The Clash! Perfeito!

Ainda deu tempo da rapazeada da L.O.K.O mostrar seu som com cacoete extremo e ecos inegáveis do (aparentemente) falecido New Metal. Quem curte os caras foi pra frente do palco agitar em um show que contou até com dj disparando morteiro, sinalizador, ou coisa parecida. Ponto pros caras pela criatividade (só não precisava disparar aquele troço bem na minha fuça....rsrsrsrs)!!!! Não deu pra conferir a galera da O Divã Intergalático, fica pra uma próxima oportunidade. A madrugada já avançava. Missão cumprida e primeiro dia de Festival Araribóia Rock devidamente executado e documentado! Hora de ir pra casa (ou pro bar em busca da saideira, vai de cada um...). Até!




Rafael A.




Mais fotos do Festival AR 2011 no perfil do FMZ no Facebook!




fotos: Rafael A. / Latitude Zero Prod. & Mosca





3 comentários:

Rafael Cormack disse...

Fala, Rafael, blz?

Eu sou o baterista da Equal, e gostaria de dizer que gostei do seu post à respeito do primeiro dia do Festival AR 2011. Queria também agradecer à crítica referente ao nosso show.

Abração, cara!

Daniel Silva disse...

Bacana o texto, descontraído, só acho que poderia ter se aprofundado um pouco mais na análise das bandas/músicas.. ficou um pouco vago.

abraço

www.esteticamusical.blogspot.com

Anônimo disse...

cadê a resenha do 2o dia??? o festival foi super maneiro mesmo

Leia também: