domingo, 14 de outubro de 2012

Consurso NiteróiShopping de Música Estudantil



6o Consurso NiteróiShopping de Música Estudantil
13/10/2012
Niteróishopping (Centro, Niterói/RJ)
BANDA COLLIN – PRIORI - HERVAL SILVEIRA TRIO – RÍVEA - NO CAPITAL - PHILADELPHIA - BANDA D33 – PAROLA - LOUGO MOURO – METRÓPOLIS

Concursos, torneios ou seja lá o que for onde artistas e/ou bandas independentes tenham que disputar algo sempre me soam como algo bem esquisito. Até porque, escolher entre melhores e piores esbarra em algumas questões absolutamente subjetivas. Cada um encara a música de uma forma e se comporta no palco de acordo com suas convicções e conceitos. De qualquer forma, o que importa pra nós aqui do FMZ é o espaço que é aberto anualmente pelo Concurso NiteróiShopping de Música Estudantil para os novos nomes da música da cidade.

Com tudo isso bem definido, lá foi este que vos escreve conferir a primeira seletiva desta sexta edição do evento. Realizada ontem à tarde no NiteróiShopping, no Centro de Niterói. Não consegui conferir todas as apresentações, mas pelo que vi pude chegar a algumas conclusões. Antes de qualquer coisa é legal frisar o quão incrível podem ser determinadas posturas e reações por parte de parentes, amigos, namoradas e afins. E se somarmos a isso o fato de boa parte das bandas participantes ter muito pouca (ou nenhuma) vivência no meio underground, algumas cenas movidas pelo espírito de competição ganham ares quase surreais! Mas vamos falar de música, certo? Comparando com outras edições do Festival, dá pra sacar que o nível técnico da galera deu uma sensível diminuída. Seja por uma possível queda da faixa etária dos integrantes das bandas participantes ou pelo fato se se tratar de uma primeira seletiva. Seja como for, tudo é meio que compreensível, dadas as circunstâncias.

Aliás, impossível não lembrar de alguns momentos no mínimo estranhos, movidos pelo tal espírito de competitividade. Sentimento que em boa parte das ocasiões vem mais do público (ou seria torcida?) que dos próprios músicos. Mas de qualquer forma, é bem engraçado... Consegui conferir algumas apresentações como, por exemplo, a das bandas Metrópolis, Rívea e uma que não sei o nome, mas ao que parece foi a primeira a se apresentar. Influências escancaradas de Coldplay e arranjos bem sacados! Cacoete Pop no talo! Indicadores apontando na direção do céu e um “Deus os abençoe” ao final do show dão a entender que estamos falando de uma banda Gospel (quase nada contra, essa galera geralmente toca muito bem...). Mas o destaque ficou mesmo com o Herval Silveira Trio (foto)! Foram os terceiros a subir no palco. Apresentação correta, segura e um passeio agradável pelo Classic Rock, com notada pegada Pop. Bacana!

Como disse no início, o que interessa pro FMZ nesse caso é o espaço aberto pra garotada subir no palco e sentir como é estar diante do público, se apresentando e mostrando seu trabalho e suas ideias. Sendo assim estamos desculpados por não ficar até o final pra conferir os 'vencedores' desta primeira etapa do festival, certo? E é claro que estamos falando de uma galera que toca faz muito pouco tempo. E partindo desse princípio, se me permitem, aconselho: Independente de resultados ou seja lá o que for, peguem suas bandas e vão pra rua! Tocar, descobrir o underground, passar perrengues, dividir o palco com bandas mais cascudas, enfim. Vale a pena! Nos vemos por aí!

Rafael A.

Nenhum comentário:

Leia também: