domingo, 10 de maio de 2020

Mova-se! :: Coronavírus e a Corrida de Rua


por: Rafa Almeida

Era pra ser sobre as dificuldades que nós corredores tempos em, após um período de inatividade, voltarmos a correr e termos bons rendimentos nos treinos. Veio a pandemia, o isolamento e a crise por conta do Corona Vírus e tudo mudou (está mudando e vai mudar ainda mais). Ao menos por hora, ninguém vai voltar a correr (ou, pelo menos, não deveria). Só que não dá pra ficar na cama ou no sofá, se lamentando pelo condicionamento indo embora, o volume de treinos que vinha sendo mantido à base de muito esforço, enfim. Não precisa ser assim!

Só quem corre sabe a importância da atividade em nossa rotina, a diferença que um treino logo cedo faz ao longo do dia. Na nossa saúde mental, então, nem se fala! Porém, em tempos de isolamento, é importante não ficarmos parados, sem nos movimentarmos. Sair pra correr, independente do horário ou local, aumenta as chances de contágio e transmissão do vírus. Sendo assim, sejamos responsáveis com os nossos e com os outros!

Quem tem espaço em casa dar uma caminhada ou um trote bem de leve, talvez esteja sentindo menos. Caso contrário, esse parece ser um bom momento para pensar numa planilha com exercícios de fortalecimento muscular, por exemplo. O importante é não parar! Pipocam na internet canais, apps e sites que oferecem bons cronogramas de treinos em tempos de quarentena. Há de se tomar cuidado pra não embarcar em qualquer canoa furada e acabar se lesionando, claro. Porém, o mais importante é não deixar o desânimo que bate quando a gente fica sem correr tomar conta!

Corredores mais experientes talvez consigam lidar melhor com essa súbita parada (ou mudança) nos treinos. Porém, pra quem estava dando os primeiros passos na corrida, e ainda se adaptando a uma nova rotina de atividades físicas, simplesmente não poder sair pra correr pode pôr a perder o esforço feito até aqui. Nesses casos, o que importa é não se acostumar ao sofá! Sendo assim, não pare! Mexa-se!

Sempre insisto que não sou abalizado para tratar de coisa alguma relacionada à prática esportiva. A ideia é compartilhar minhas experiências, partindo de uma tomada de decisão que resultou numa mudança drástica de hábitos, há alguns anos atrás. E a corrida foi fundamental nesse processo. Lá no início disse que era pra ser um texto sobre as dificuldades de se recuperar o ritmo de treinos após um período de inatividade. O mundo mudou, nossa realidade mudou. Me peguei trancado no quarto pensando em como faria pra me movimentar, ou como não ganhar peso demais e outras neuras que batem quando a gente fica sem correr. E achei importante compartilhar isso com vocês!

É sempre bom ter em mente que, quanto mais altas conseguirmos manter as taxas de isolamento, mais rápida será a volta a algo próximo da vida que tínhamos antes de todo esse caos! Pra quem estava começando na corrida: relaxa! Aqueles poucos metros vão voltar a ser 1k, que depois vira os primeiros 5k e por aí vai… E pra galera mais cascuda, em breve estaremos nas ruas recuperando nosso volume de treinos e fazendo RP por aí! Sejam responsáveis. Cuidemos uns dos outros, cuidemos dos nossos. Vai passar! Fiquem em casa!


Dicas de canais e apps que podem ajudar:


foto: Rafa Almeida









Nenhum comentário:

Leia também: