terça-feira, 24 de junho de 2008

Não Repressão

Fortalecer (CD Demo / Independente)


E o cenário de hardcore extremo continua a proliferar Brasil afora. A impressão que me dá é que boa parte da onda metalcore assentou, digamos, com o passar do tempo e só agora é possível ter uma noção exata do que, aí sim, pode-se classificar como uma cena. Nem mais forte, nem mais fraca. Apenas acredito que a coisa chegou no ponto ideal para se fazer uma análise.

E São Vicente, no estado de São Paulo, nos brinda com essa boa banda chamada Não Repressão que aparece com este CD demo chamado Fortalecer. Embora sejam apenas duas faixas, pode-se ter uma boa idéia do trabalho dos caras. Sim, não fogem muito à regra quando o assunto é metalcore e hc extremo de uma forma geral. Influências mais que na cara dos cariocas do Confronto. Nem precisava reparar a camisa da mesma vestida por um dos integrantes da contra capa. Só que a Não Repressão, ao contrário da citada banda carioca, já vai mais pra praia do hardcore e não soando tão metal.

Como disse, são apenas duas músicas (rola faixa multimídia também, ok?), porém são suficientes para a Não Repressão dar seu recado. Fortalecer e A Morte Como Modo de Vida são os nomes das duas boas faixas que compõem este bom trabalho dessa banda paulista. Boa pedida para fãs do estilo.

por Rafael A.

Contato:

fred.pino@gmail.com

terça-feira, 17 de junho de 2008

Necrowar

Necrowar (CD Demo / Independente)


Banda chegando direto do município de Itaboraí (RJ)! Terra bacana de onde vira e mexe saem bandas legais. Aliás, rola (ou rolava até bem pouco tempo atrás) um circuito de shows interessante por lá. Pelo nome dá pra sacar e o assunto por aqui é metal, certo?

E apesar de a gravação não ser das melhores a galera da Necrowar faz bonito! Eles se intitulam banda de thrash metal, mas rolam riffs 100% death metal nas músicas dos caras. De cara dá pra pesar influências de Slayer, Sepultura (Beneath the Remains demais da conta!) e Metallica (das antigas, ok?) no trabalho da Necrowar. Ótimos arranjos que não deixam dúvida: A parada aqui é o metal dos anos oitenta. As raízes do thrash e, como disse, uma coisinha aqui e ali de death metal dão o tom deste trabalho de estréia da Necrowar!

Ótimo trabalho! Finalmente uma banda de metal bacana caindo em nossas mãos! Viram? Se mandar a gente resenha, não importa o estilo. Ainda mais se o CD cair na mão deste ex-headbanger que vos escreve. Que venham outras!

por Rafael A.

Contatos:

necrowar@oi.com.br

terça-feira, 10 de junho de 2008

Kali

Um Rolo Compressor em Forma de Som (CD Demo / Independente)


Mais banda de Niterói dando as caras por aqui! Pois é, tem um monte de gente fazendo som em ‘nossa querida cidade’ e, na medida do possível, vamos tentando dar um panorama geral da coisa por aqui. É interessante a quantidade de bandas indo buscar referências em décadas passadas. A Kali é mais uma a apostar no passado. E faz isso bem.

Nem precisaria dar uma lida no mini release na contra capa do CD pra se ligar que as influências de hard Rock e blues dão o tom desse trabalho da banda Kali. Esses estilos aparecem aqui na forma de influências de bandas da década de setenta. Black Sabbath, Bud (rola um riff cujo início é totalmente Bud, nem adianta) e tantas outras. A cara, por vezes viajante, do som tem a ver com efeitos usados pelo guitarrista que, fatalmente, curte Mutantes e sons progressivos. As letras tratam do cotidiano e ficam bem na interpretação competente de seu vocalista.

Boa banda que ganhou, e muito, na boa gravação deste Um Rolo Compressor... E apesar de a garotada mais nova fazer questão de não olhar pra sons e bandas das antigas é bem provável que a Kali consiga bons resultados. Uma boa banda e um bom CD.

por Rafael A.

Contatos:

vinicius@kali.mus.br

terça-feira, 3 de junho de 2008

Excídio

Destruição em Massa (CD / Independente)


Quase nunca chega nada de metal pra nós (nem nós sabemos o porquê). Quando aparece, ficamos empolgados! A carioca Excídio aparece com esse Destruição em Massa que embora não tenha capinha traz material com contatos e letras. Já começaram bem!

É bem verdade que a gravação alternando momentos bem abafados (e quase inaudíveis) com trechos de solos nas alturas não ajuda essa banda de Campos dos Goytacases, na Região Norte do RJ. Com relação ao som, os caras se intitulam death metal. Alto lá! A banda tem sim, influências claras de bandas de death old school. Só que se tirarmos pelo vocal, por exemplo, a coisa tem mais a ver com um grind death que qualquer outro estilo que seja. Ok, de alguma forma as duas praias acabam se encontrando, mas tirando os solos (curtinhos, por sinal) a galera fica mesmo na praia do grindcore (não que seja uma senhora banda de grind, nem que represente fielmente o que é o estilo, que fique claro). Em todo caso, sim, tem coisas que lembram death metal.

A coisa deve estar no comecinho. Muita água (ou sangue, visto as letras das músicas deles) deve passar por debaixo dessa ponte. O amadurecimento vem com o tempo. E isso, o pessoal da Excídio vai ter de sobra, sendo que parecem ser bem novos. Sorte pra eles!

por Rafael A.

Contatos:

excidio@bol.com.br

Leia também: