terça-feira, 22 de março de 2011

Tuca Marques no Favela Festival 2011!

Favela Festival
19/03/2011
Conjunto Embratel (Complexo de Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ)
TUCA MARQUES – CIDADE NEGRA - MALUNGA – TREM VOCAL – BYRA CUNHA – LY RIBEIRO – JUNIOR REIS – EVANDRO LIMA – O MÁSCARA – SUELLEN DE PAULA – THIRONE


O Favela Festival é um evento promovido pela Central Única das Favelas (CUFA). A proposta é promover o intercâmbio entre artistas de diferentes localidades e difundir a música feita nas comunidade carentes do Rio de Janeiro. O Festival teve uma reprcussão enrome, graças a adesão de um grande rede de televisão e uma rádio de grande audiência. Sendo assim, não chega a espantar a marca de mais de terês mil artitas inscritos através do site do evento.


Tanta gente gente boa interessada e apenas alguns poucos subiriam ao palco. E a primeira parada do Festival, que percorrerá as favelas do Rio de Janeiro, foi no Complexo de Manguinhos, na Zona Norte da cidade. Uma estrutura impressionante foi motada na quadra do Cunjunto Embratel para a estréia do Festival. E como toda estréia é especial, na como uma atração especial para encerrar a festa com cheve de ouro. Para tal, a mais bem sucedida banda de Reggae do Brasil, Cidade Negra, era a atração mais esperada do último sábado, em Manguinhos!


E Niterói também teve seu representante no Favela Festival! Tuca Marques foi um dos conquenta classificados dentre os mais de três mil inscritos e subria ao palco no complexo de Manguinhos para apresentar a canção “Sem Sair do Lugar”, que faz parte do show ‘Tuca Marques Acústico Vol.1’ e foi a escolhida para o Festival. Ao lado de Tuca e Cidade Negra, mais nove artistas se apresentariam nesse sábado. A pluraridade prometia ser a marca desta grande grande festa promovida pela CUFA. Vamos ver como foi?


Não havia como negar, a diversidade era, de fato, a característica mais marcante desta primeira etapa do Favela Festival, em Manguinhos. Sob o comando de Negra Giza, apresentadora do evento, artistas dos mais variados estilos e origens se alternavam no palco e mostravam seu trabalho para um público que crescia com o avançar da hora (e a aproximação do horário programado para o show do Cidade Negra, claro). Alguns nomes merecem destaque: Thyrone e suas influências de MPB, em especial Djavan, fez uma das apresentações mais interessantes. A Trem Vocal, apesar de óbvia, mostrou competência e arrancou aplausos da galera com referências ao Clube da Esquina. Os caras da O Máscara abusaram de teatralidade com seu vocalista fantasiado de Zorro (ou coisa que o valha...), porém, o pagode dos caras se mostrou um hit instantâneo. Aqueles momentos em que a música fica de lado e o mais pop, ou mais palatável, rouba a cena. O resultado? Aceitação popular...


Pouco antes da apresentação do Cidade Negra, era chegada a hora de Tuca Marques mostrar seu som pra galera que, a essa altura, lotava a proaça do Conjunto Embratel! O cara mostrou que uma história de mais de vinte anos de carreira musical faz, sim, a diferença! Após ser apresentado por Negra Giza como o representante do Rock no Festival, e antes de atacar com “Sem Sair do Lugar”, Tuca brincou com com a galera e colocou todo mundo pra cantar junto com ele! Em seguida, hora da música classificada para o Festival! Rock`n`Roll em versão voz e violão, e o resultado não poderia ser outro: Ao final de “Sem Sair do Lugar”, a maior resposta de público do evento até então! Missão cumprida, a Zona Norte de Niterói havia deixado sua marca no Favela Festival!


Veio o momento que a galera mais espererava: Cidade Negra no palco! Com o vocalista Tony Garrido de volta ao posto de frontman da banda, os caras desfilaram sucessos radiofônicos, puseram todo mundo pra cantar junto e dançar e tiveram a galera na mão durante cada minuto do show! “Pensamento”, “Falar a Verdade”, “Querem Meu Sangue”, “Sombra da Maldade” e mais uma penca de canções que não escondem as fortes influências de mones como Bob Marley e Peter Tosh no som dos caras. Apesar do formato pop, que afasta a banda das raízes do Reggae, fica claro de onde eles vieram e o que curtem ouvir. Sem contar a presença de palco exemplar de Tony Garrido. Gostando ou não do cara, há de se admitir que Tony sabe exatamente o que está fazendo quando pega o microfone e encara a galera! Belo show!


Antes de encerrar, vale ressaltar toda estrutura montada e equipe mobilizada para a realização desta primeira etapa do Favela Festival. E ainda rolou apresentação das meninas concorrentes ao A Mais Bela do Mandela, concurso de beleza envolvendo meninas da comunidade que teve sua grande fnal realizada paralelamente ao Favela Festival. Foi de fato uma data especial em que público e artistas tiveram a sua disposição um estrutura imprenssionante. O mais interessante? Essa estrutura irá percorrer das favelas e comunidades carentes do Rio de Janeiro. Revelando artistas e dando visibilidade a produção musical vinda desses lugares. É isso. Até!

Rafael A.



Links: Tuca Marques Oficial :: Favela Festival :: Tuca Marques no Favela Festival

fotos: Rafael A. / Latitude Zero Prod.


2 comentários:

Andiara Dee Dee disse...

Parabéns, Tuca, pelo sucesso no show! @FMZ_rj fazendo a sua parte pelo rock na humanidade... hahahha Beijos!

Latitude Zero Prod. disse...

Valeu Dee Dee...rsrsrs

Leia também: