terça-feira, 26 de junho de 2012

Entrevista : Filios do Licho



Como deu pra perceber (ao menos a galera que acompanha o FMZ aqui na web), por conta de diversos projetos (aniversário do Rock na Garagem, principalmente) acabamos não publicando a entrevista do mês de maio. Pois bem, pra compensar esse nosso vacilo, em junho teremos três entrevistas! Primeiro foram os veteranos da Não Conformismo, depois vieram os paraibanos da Rotten Flies e agora é a vez de uma cara nova no cenário carioca!

Essa galera vem do Rio de Janeiro! Já apareceram algumas vezes tanto no FMZ, quanto em eventos aqui da Latitude Zero Prod. Dez anos do Praia do Rock, Rock na Garagem, resenha no FMZ#17, enfim. Apesar de ser uma banda nova, já são velhos conhecidos daqui da casa. Nada mais justo que bater um papo com eles pra saber mais de sua história e suas impressões com relação à música, meio independente, dificuldades em se firmar como um novo nome no cenário e por aí vai. Com vocês, Filios do Licho!


FMZ_ONLINE: Pra começar queria que vocês contassem pra nós quem são os Filios do Licho. Como a galera da banda se conheceu, se já vinham de outras bandas antes da Filios, enfim. Contem um pouco da história de vocês!

FILIOS DO LICHO: A Filios do Licho hoje é Mauro Viana - vocalista; Alex Big Jhon – bateria; Cristiano Gadelha - baixo; e João Pedro – guitarrista. A banda se reuniu como uma banda de colégio, amigos que se juntaram pra fazer um som O guitarrista era outro, o Fernando Hagimori, começamos em 2006 com primeira apresentação num festival de colégio, daí continuamos a fazer o som. Depois de algum tempo de banda o Japa saiu e, na busca de um novo guitarrista, encontramos o João que era amigo do Cris e desde fevereiro de 2011 entrou pra família. Sobre as antigas bandas e projetos, o Cris vinha de uma banda de Iron Maiden cover, como vocalista. O Big Jhon era dj de alguns points de Rock na Baixada e Zona Norte , o João vem de sua carreira solo de musicas no Youtube, onde descobrimos esse lado compositor dele . Já o Mauro não tinha banda nenhuma.


FMZ_ONLINE: Falando de som agora: De onde vem o som da banda? É claro que tem muito de Punk e Hardcore ali, mas dá pra notar que rolam outras influências pra galera da banda. O que o pessoal costuma ouvir ou, que bandas influênciaram vocês na hora de pensar o som da Filios?

FILIOS DO LICHO: O som escolhido pela banda no inicio foi o punk rock onde era mais facil expressar todas nossas ideias de maneira clara e direta. Sobre as influencias :

Cris: Passo muito tempo ouvindo bandas clássicas, como Led Zeppelin, Thin Lizzy, Deep Purple, enfim, o tal do "Rock de Tiozão!" Mas quanto às influências, tem muita coisa de Cólera, Raimundos, Ramones, Misfits, bandas que toda a galera da banda sempre escutou, e também tem alguma coisa de Heavy Metal! No fim das contas, é uma mistureba de Punk com Hardcore e Metal que acabou dando certo!

Joao: As mais diversas possíveis, desde Punk /HC , Samba , Forró, Heavy Metal e Fado entre outros .

Mauro: Ouço muito Punk e HC, se fosse destacar a principal influencia da
banda seria o Cólera, mas ouço muita coisa que acabo usando na banda como a influência do Heavy Metal e do Thrash Metal.

Big Jhon: Punk HC , Thrash Metal , Grindcore, Gore , e entre muitas outras coisas.


FMZ_ONLINE: Vocês lançaram uma demo, inclusive com direito a versão em formato físico. Esse CD rendeu frutos pra banda? Como tem a sido a repercussão e o que de bom esse lançamento trouxe pra Filios do Licho?

FILIOS DO LICHO: Sim, lançamos uma demo com três musicas no final de 2011, gravada no estudio NoGrau, na Tijuca. Com ajuda do Pedro montano cara muito gente boa que ajudou muito agente, super inexperiente em estúdio, e saíram essas três musicas: ”Xerequene” , “Basta” e “Patrao e Mundo”. Três musicas, uma bem diferente da outra que trazem um pouco das influencias e da cara da banda. Tem sido muito boa a recepção da demo, temos distribuido nos shows e a galera tem gostado. E tem ouvido por incrível que pareça...hahahaha! E até dinheiro já rendeu na ida a nosso show em Itaipuaçu vendemos nosso CD dentro do 'busão', igual aos vendedores de balas...hahaha! Sobre os frutos, ainda estamos plantando. Distribuindo o som por ai em cada novo show nosso.


FMZ_ONLINE: A banda tem feito shows pela Região Metropolitana do Rio. Dá pra acreditar nesse circuito de shows que aos poucos vem se formando aqui no RJ?

FILIOS DO LICHO: Sim, sempre podemos. Infelizmente, próximo de onde moramos não tem rolado eventos atrativos para nossa banda, ai corremos onde esta rolando o Rock. Que é fora do eixo de Centro e Zona Sul, e partimos para a zona Norte e Oeste. E quando possivel outros municipios. Como já tocamos em Marica, Barra de São João e Caxias.


FMZ_ONLINE: E com relação aos novos nomes do cenário carioca? Particularmente gosto de vocês, da Gambrinus 74 e outras bandas relativamente novas da Região. Vocês conseguem enxergar nisso, nessas bandas e em eventos e espaços para shows uma retomada do Underground carioca? Será que a coisa volta a ser tão bacana quanto era a anos atrás?

Mauro: É sempre bom tocar com a Gambrinus 74 e com a Kopos Sujus também porque eles animam nosso show assim como nós animamos o show deles! Acredito que o Underground tenha salvação sim, mas essa iniciativa tem que ser tomada pelos três pilares do Underground: as bandas, os produtores e o público. Gostamos muitos desses caras, e com a chegada deles conseguimos um caminho legal e alguns espaços pra tocar e aparecer. Porque algum tempo antes estávamos um pouco perdidos e até demos uma pausa de quase um ano sem fazer nada. Por não saber com quem tocar e onde tocar. Quanto a essa coisa de antigos tempos: Eu digo que cada fase já teve seu tempo e infelizmente não da pra reviver certas coisas, algumas coisas vão melhorar e outras piorar. Estamos lutando para que nossa geração seja boa e que alguma coisa seja lembrada daqui a alguns anos.


FMZ_ONLINE: E como fazer para firmar um novo nome, como no caso de vocês, num cenário como o do Rio?


FILIOS DO LICHO: Para firmamos nosso nome na cena temos que correr atrás e ter nosso público, temos que ser flexíveis para o evento que formos convidados a participar e sempre fazer nosso papel, divulgando nosso trabalho pois é com muita força que se chega no objetivo

FMZ_ONLINE: Apesar do poco tempo de lançamento da demo, vocês já pensam no próximo passo da Filios do Licho? O que está por vir?

FILIOS DO LICHO: Pensar, pensamos muito. Essa demo era uma promessa antiga, praticamente desde o primeiro ano queríamos gravar alguma coisa assim. Fizemos algumas tentativas, não muito bem sucedidas, mas agora está ai. Estamos planejando fazer um CD completo, com dez musicas ou mais. E ai ver como fazer, se lançar apenas virtual ou fazer uma versão física , vamos ver como vai ser daqui pra frente.

FMZ_ONLINE: Chegamos ao final pessoal. A gora o espaço é de vocês! Hora de vender o peixe, passar agenda de shows pra galera, enfim! Valeu pelo papo!

FILIOS DO LICHO: Brigadão ai pela oportunidade. Estamos ai sempre à disposição sempre que for solicitado. Agenda? Estamos em busca de uma. Quem quiser chamar agente para qualquer evento ai é só chamar que compareceremos e mandaremos um rock ai pra galera. E nos procurem no Facebook e no Myspace!

por: Rafael A.

3 comentários:

Anônimo disse...

Essa banda é do caralho, valeu Filios do Licho !

mauro viana disse...

brigado a FMZ pelo espaço espero que daki saiam bons comentarios e uma boa repercursao

Bolinho disse...

Filos é um dos shows mais divertidos da cena, ever! Bela banda! Parabéns meninos!

Leia também: