segunda-feira, 11 de junho de 2012

Entrevista: Não Conformismo



Grande honra pra nós aqui do FMZ falar dessa banda! Esse caras surgiram em meados dos 90`s! E depois de mais de dez anos parados reapareceram com a primeira demo relançada em vinil, CD novo com produção do ex Dead Fish Hóspede e, pelo que temos ouvido por aí, shows arrasadores! A seguir, você confere o papo que batemos com Alex, guitarra da banda Não Conformismo! Aliás, o cara também presta valorosos serviços ao under carioca na guitarra do Protesto Suburbano! Mas o assunto aqui é Não Conformismo, certo? Então vamos lá:

FMZ_ONLINE: Pra começar, queria que vocês falassem um pouco dos motivos que levaram a volta da banda em 2009. Afinal de contas foram praticamente quinze anos sem atividades da Não Conformismo.

Alex: Depois de todos estes anos parados com a Não Conformismo, resolvemos fazer um show com a formação original para comemorarmos o lançamento do compacto Famintos Por Liberdade que tinha acabado de ser lançado. E como este show de lançamento e os ensaios fluíram bem paca, a nossa vontade de fazermos novamente alguma coisa juntos voltou, e acima de tudo, sentimos que o desejo de nos vermos de vez em quando para fazermos um som e batermos papo era muito grande, mesmo que só fosse nos ensaios, bem, tudo isso nos fez voltar com a banda. Para mim, que sempre sentiu vontade de tocar novamente com meus amigos Fred, Felipe, Marlon e Evandro, seja neste ou em outro projeto, foi perfeito.

Neste show de volta, Evandro, que toca comigo no Protesto Suburbano, tocou também, pois fazia parte da formação original, porém não continuou conosco, pois não podia assumir mais um compromisso, dando lugar a Sidarta, que também é um grande brother.

FMZ_ONLINE: O vinil Famintos por Liberdade, na verdade, é a primeira demo da banda, originalmente lá dos anos noventa. Você me contou como essa gravação reapareceu, mas agora queria que você contasse pra galera que não conhece a história!

Alex: Em 1994 lançamos a demo e em seguida a banda acabou, anos depois o Ader, do selo Old School Nice Lessons Records, resolveu lançar esta demo em formato vinil. Só que houve algum problema na capa do disco e ele ficou com os vinis sem capa durante mais alguns anos. Um dia ele chegou prá nós com um pacote na mão e falou: Tenho um presente prá vocês!, cara eu quase caí prá trás. Neste dia mesmo decidimos que faríamos um show de lançamento do compacto e foi aí que tudo recomeçou. Ou seja, o nosso amigo Ader ressuscitou a Não Conformismo, devemos a ele nossa volta.

FMZ_ONLINE: Queria que você falasse um pouco de como é estar a tanto tempo na estrada. A banda, apesar de muito tempo parada, existe desde o começo dos 90`s. Como é isso pra vocês?

Alex: Apesar de todos estes anos que se passaram, nos sentimos como aqueles mesmos garotos que éramos nos anos 90, empolgados e ansiosos por cada show. Apesar dos perrengues é uma satisfação enorme rever os velhos amigos e estar sempre fazendo novos.

FMZ_ONLINE: E como foi esse reencontro com o público? A Não Conformismo vem fazendo shows por aí e, pelo que ouvi falar, no palco o bicho pega! Só ouvi coisas boas a respeito do show de vocês. Então queria saber como tem sido a resposta da galera nos shows.

Alex: Verdade? Que legal! Sinto que a receptividade tem sido muito boa realmente, isso talvez seja reflexo do respeito que a molecada tem frente aos nossos cabelos brancos kkkkk ... Não tenho muita explicação para isso, só sei que a nossa vontade de tocar é muito grande e acho que isso foi acumulando com os anos, e quando a gente tá tocando a coisa flui de uma maneira tão natural e verdadeira que acho que a molecada sente isso, então eles nos respondem com muita energia, esta troca contagia a gente. É d+! Agradeço a todos por isso.

FMZ_ONLINE: Agora falando do CD Basta, que a banda lançou no começo do ano, como tem sido a repercussão?

Alex: Excelente! Saiu uma matéria na revista Maximum RocknRoll falando muito bem, mês passado ficamos no top 10 de uma rádio canadense, temos recebido muitas críticas positivas. Acho que conseguimos transmitir no disco a energia que nos impulsiona nos shows.


FMZ_ONLINE: E como foram as gravações? E como foi trabalhar com o Hóspede (ex-Dead Fish), que produziu o álbum? Como fluíu o processo de produção e tudo o mais?

Alex: Hóspede é “o cara”! Nos deixou muito a vontade, o processo de gravação fluiu na maior tranquilidade. Foi realmente empolgante trabalhar com ele. Acabou que nós gravamos sem pressão nenhuma e muito mais rápido do que imaginamos. Depois ele fez a mixagem e masterização com calma, sempre nos dando um feedback, no fim ficou melhor do que imaginávamos. Hospede faz mágica, pode acreditar!

FMZ_ONLINE: Hoje em dia pode-se considerar uma atitude corajosa investir num lançamento no formato físico, já que as mídias virtuais vem tomando cada vez mais espaço. Valeu a pena? O resultado foi o que vocês esperavam?

Alex: Financeiramente é prejuízo, e já sabíamos disso, pois a molecada não compra mais CDs, escuta tudo em mp3, mas tem muita gente que curte ter o físico, inclusive nós. Temos planos, inclusive, de lançar este CD em vinil também. Enfim para nós valeu a pena, o resultado saiu muito melhor do que esperávamos, em todos os aspectos, tanto que já estamos compondo sons novos para lançar o 2º CD.



FMZ_ONLINE: E com relação ao cenário underground que a banda encontrou nessa volta? Quais as impressões de vocês?

Alex: Na verdade, só o Fred ficou todo este tempo afastado dos “palcos”, eu e Marlon temos uma vida ativa com nossas outras bandas, Protesto Suburbano e Cervical. Sidarta e Felipe de vez em quando faziam uns shows com a Trapos. Nós sentimos todos os altos e baixos da “cena”, todas as mudanças, da quase extinção do vinil a popularidade do mp3, mas no fim o que importa prá nós é fazermos o que gostamos, pois é um prazer fazer um som onde quer que seja, para quem quer trocar uma energia positiva conosco.

FMZ_ONLINE: E quais os planos para o futuro da Não Conformismo? O que podemos esperar?

Alex: Queremos continuar ensaiando, compondo, lançando novos CDs e tocando. Como disse anteriormente queremos lançar o Basta! em vinil e lançar um novo CD, mas nossa maior ambição é continuarmos unidos.

FMZ_ONLINE: Bom, é isso. Muito obrigado pelo papo! O espaço é de vocês:

Alex: Rafael, muito obrigado pelo espaço. Você sabe que curto o FMZ de longa data. Quero dizer que a Não Conformismo serve para nos manter unidos, e também é uma forma de passarmos uma mensagem que acreditamos ser verdadeira. Quem quiser adquirir o CD entre em contato pelo e-mail naoconformismo@bol.com.br, quem não quiser, baixe para conhecer nosso som, e quem não gostar do nosso som, sem problemas, pode ser nosso amigo assim mesmo. Abraço a todos!

por: Rafael A.

fotos cedidas pela banda


Conheça o som da Não Conformismo:

Nenhum comentário:

Leia também: