quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Entrevista :: Suco Gástrico RS



São mais de trinta anos de serviços prestados ao Punk Rock nacional! A banda Suco Gástrico RS foi formada no início dos anos oitenta em Rio Grande/RS, ainda sob as sombras da ditadura militar e, em meio ao caos vivido por opositores ao regime da época, construíram uma história e tanto de luta, resistência e protesto! Batemos um papo com a banda que se apresenta dia 25 em nosso Rock Noel, em São Gonçalo/RJ e descobrimos, na verdade, a história de uma família que lutou (e luta) por liberdade, usando o Punk Rock como veículo para expor suas ideias! Confiram essa entrevista com os gaúchos da Suco Gástrico, vale muito a pena! Grande orgulho pra nós do FMZ poder trocar uma idéia com essa banda! Sem enrolar, ok? Vamos ao papo:

FMZ_ONLINE: A banda é bem antiga, queria que vocês começassem falando um pouco do início de tudo? Como surgiu a Suco Gástrico?

Suco Gástrico RS: A Suco Gástrico RS começou no inicio da década de 80, exatamente dia 27 de junho de 1981 por Julio Nóbrega, Claudio Nóbrega, Peter Nóbrega e José Abrita na cidade do Rio Grande/RS. Antes com o nome Abutres Em Cima de Pratos, como uma das primeiras canções da Suco. O nome surgiu depois de um ensaio na garagem de meu avó (Julio Nóbrega) e de uma grande bebedeira saiu o nome Suco Gástrico RS, sugestão de nosso saudoso Peter, falecido em 2005. A Suco tem uma historia de depressão politica familiar, infelizmente perdemos familiares, como tios que desapareceram ao meio do caos militar. Tirados dos familiares ou executados sem explicação apenas por pensar diferente .Somos uma família de resistência contra uma ditadura imposta goela abaixo.


FMZ_ONLINE: E como era o cenário na época aí no Sul? Haviam lugares para tocar, veículos ara divulgar o som? Quais as bandas da época começaram (e dividiram o palco) junto com você?

Suco Gástrico RS: O cenário era tímido pois o Estado era politicamente dos militares nessa época. A repressão era constante principalmente se tratando de movimentos revolucionários como Punk e o M.R.B e os movimentos dos estudantes, era luta diária contra a repressão politica e social. Éramos um estado em sitio. Geralmente era feito às escondidas. Bandas como Porcos, Marca do Zorro é que dividiam essa cena com a gente. Fora outros amigos que tiravam um som, como Os Medinas. Mas tudo bandas caseiras e de garagem, nada de projeção musical.


FMZ_ONLINE: Durante todos esses anos, rolaram mudanças na formação, ou mesmo na sonoridade da banda?

Suco Gástrico RS: Formação sim ,mais o velho e bom Punk Rock não somos uma banda clássica, às vezes realizamos coisas diferentes mais para evolução. Nos eventos somos a antiga e boa Suco Gástrico RS, puro protesto social e politico.


FMZ_ONLINE: As influências continuam sendo as mesmas lá do começo?

Suco Gástrico RS: Não é por prepotência, mais nunca tivemos influencias de fora. Somos uma banda com estilo próprio. A gente criou nosso próprio estilo de fazer musica. A gente misturou uma escala clássica e um Punk Rock, deu a Suco Gástrico RS, até porque nessa época escutávamos muito pouco dá musica subversiva para época. As letras da Suco Gástrico são todas feitas por Julio Nobrega desde sua fundação. Foram poesias que viram canções.



FMZ_ONLINE: E quais as mudanças mais significativas no cenário Punk do Sul vocês notaram ao longo dos anos em que a Suco Gástrico esteve em atividade?

Suco Gástrico RS: O surgimento, aos poucos, de novas vozes gritando por liberdade. Bandas que hoje procuram seu espaço na cena under, isso é muito legal. Nós já encontramos cover de nosso trabalho, isso é o mais gratificante. Ver novas vozes cantando suas canções para nós é a valorização de um trabalho realizado ao longo dos anos.


FMZ_ONLINE: Com relação à discografia da banda: Vocês tem alguns materiais lançados, certo? O que saiu no formato físico, o que a galera consegue encontrar na web para download, enfim?

Suco Gástrico RS: A gente tem o CD Abutres, CD Não Tem Papel, CD Turnê Curitiba Liberdade Para Nação, CD Filhos Da Sociedade, CD Reevoluindo, DVD Kaos Ao Vivo, DVD FEARG/FECIS Ao Vivo, DVD TV FURG MUSIURG, todos esses trabalhos estão disponíveis em vários sites gratuitos para download é só clika no Google!!


FMZ_ONLINE: Como fazer para uma banda sobreviver durante tantos anos?

Suco Gástrico RS: Putz, caramba... tem que ser, chato, perturbador, critico, anti social, anti corrupção, anti fome, anti sistema.


FMZ_ONLINE: E quais as impressões a respeito do cenário independente nacional atualmente? Muita coisa interessante acontecendo?

Suco Gástrico RS: Acho que hoje o jovem tem tudo para viver melhor. Mais liberdade de expressão, mais pensamentos livres, mais musica bonita. Bem melhor. Hoje você consegue mostrar para que veio, mostrar seu trabalho.

FMZ_ONLINE: Bom, é isso. Valeu pelo papo e nos vemos no Rock Noel! Alguma consideração final?

Suco Gástrico RS: Bom o que a Suco deseja é que vocês em dezembro aguardem e curtam muito o Punk Rock que vamos levar para vocês! A promessa é de muita energia e Punk Rock! A todo povo carioca um tchê bem apertado e vamos realizar essa festa juntos! Abração da Suco Gástrico RS!

por: Rafael A.

Confira a apresentação da banda no programa Kaos RG:

Mais vídeos no canal da banda no Youtube.
Mais sobre a Suco Gástrico RS no link.

Nenhum comentário:

Leia também: