segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

FMZ Retrospectiva 2012



Ano chegando ao fim. Hora de rever o que foi feito, tirar conclusões e planejar o próximo ano, certo? Pois então, vamos a nossa retrospectiva de 2012! A ideia aqui é basicamente recordar o que fizemos através da Latitude Zero Prod., os eventos e projetos que o Feira Moderna Zine apoiou e, de quebra, passar a limpo o ano que termina no que tange ao cenário independente, nosso querido mundinho underground ou qualquer outro nome que o valha.... Vamos lá então?

O ano de 2012 foi recheado de aniversários e comemorações! Ainda em janeiro tivemos a honra de participar da produção do evento que marcou os dez anos do Projeto Praia do Rock! Durante um final de semana o FMZ e a Latitude Zero Prod. se mudaram para a belíssima praia da Ponta do Francês, em Maricá, Região dos Lagos Fluminense. Foram dois dias de shows, dez bandas escaladas em cada dia se apresentando na beira da praia e, de quebra, edição da festa Narcose Rock Clube no ambiente interno. Bom público em ambos os dias. Participação de bandas cariocas, paulistas e do eixo Niterói-São Gonçalo-Maricá. Destaque absoluto para os paulistas das bandas Samset e Faccion de Sangre, os ótimos shows das cariocas Kopos Sujus e Macacos me Mordam e direto do Sul Fluminense a excelente Ricto Máfia (hoje Ricto) fazendo sua despedida do antigo nome e distribuindo CD`s de graça pra galera durante o show! Muito bacana! Fora uma ou outra banda que optou por não se apresentar por motivos, no mínimo, estranhos, saldo mais que positivo! Um final de semana de som, sol e praia que fechou um ciclo de dez anos de trabalho do produtor Fábio Heavy, e do qual o FMZ se orgulha de ter feito parte!

O ano havia começado bem! Definitivamente os dez anos do Praia do Rock deram um gás e tanto pra encararmos o restante de 2012. Afinal de contas, um final de semana na praia, promovendo um evento e tanto à base de peixe frito e cerveja, e com uma penca de bandas de amigos salva o verão de qualquer um, concordam? Partimos então pra mais uma comemoração! Nosso Rock na Garagem atingiria a marca de seis anos no mês de maio! Era questão de honra fazer desta uma data especial! Do Portuga Legal, em Maricá, para o Metallica Pub em São Gonçalo! Mostra de fotos lembrando momentos marcantes das mais de vinte edições realizadas do RG, edição da Mostra EDITAR de Publicações Independentes, primeira exibição da segunda parte do documentário Fanzineiros do Século Passado (de Márcio Sno) no RJ e uma escalação mais que especial que contou com Macacos Me Mordam e a lendária banda Protesto Suburbano entre outras! De fato, a ocasião merecia um público muito maior do que tivemos no Metallica Pub na data em questão. Esbarrávamos pela primeira vez no que seria um dos problemas mais difíceis de reverter durante 2012: o pouco público interessado em eventos undergrounds... No palco, só alegria! O RG especial de seis anos apresentou alguns dos melhores shows da história do evento, com destaque absoluto para o show perfeito da lendária banda de Macaé!

Antes de partirmos para a próxima festa de aniversário, tínhamos uma missão! Promover a volta aos palcos da banda Inércia! Isso aí! Com este que vos escreve na guitarra, a dupla Fabiano e Rodrigo (ambos da Michael J.Fox) respectivamente no baixo e na batera e o fundador e vocalista João Luiz o Inércia subiria ao palco no Underground Cultural, na Lapa carioca para dividir o palco com nada mais nada menos que DZK! Noite muito bacana! Inércia de volta à ativa e sensação de dever cumprido. Aliás, o Inércia seria o personagem principal do próximo projeto da Latitude Zero Prod. A volta de nosso FMZ Apresenta aconteceria justamente no Metallica Pub durante as comemorações dos quinze anos da banda Punk gonçalense! Temia-se que novamente acontecesse o mesmo que no Rock na Garagem: ótimos shows, mas pouco público. Que nada! A galera compareceu em peso e proporcionou um dos momentos mais bacanas da casa em muitos anos. Definitivamente, foi o melhor público em muito tempo no Metallica Pub! E o show da banda aniversariante contou com participações de ex-integrantes e da galera, que agitou e cantou junto com o Inércia o tempo todo! Memorável!

Entre o final de julho e a primeira metade de agosto nossas atenções se voltaram para o lançamento do volume quatro de nossa Coletânea Virtual PATCH! Pela primeira vez tivemos vagas abertas através do site TNB. E como chegou coisa bacana! Escolher dez nomes foi dificílimo, mas no final das contas ficamos com a certeza de ter posto no ar o volume mais legal dentre os quatro lançados até então! IODO (SP), Green Gay (Uruguai), Canto Cego, Dani Carmesin (PE) e os recordistas de participação na coletânea Tuca Marques e Inércia formaram um time e tanto que culminou com a PATCH! mais ouvida até então! No mês seguinte, durante o feriado de 7 de setembro, rolou outro momento bacana pro FMZ no ano de 2012. Pegamos o trem na Central do Brasil e partimos rumo ao município de Mesquita, na Baixada Fluminense para participar do Independência ou Morte! Lançamento do novo CD da banda Kopos Sujus e mostra de fanzines promovida pelo FMZ! O resultado? Ótimo público, belos shows e a sensação de ter descoberto um novo lugar, com novas pessoas e um público carente de shows independentes! Excelente! Desde já ficamos no aguardo de mais oportunidades como essa que nos foi proporcionada pela produção do Independência ou Morte!

Outubro foi mês de Rock na Garagem! Novamente, esbarramos na mesma questão da edição de sexto aniversário: ótimos shows, ótimo clima entre as bandas e pouco público... A banda carioca Vilipêndio , a galera da Região Serrana Fluminense da Six Seven Hate e direto do Sul Fluminense uma autêntica lenda do Hardcore Fluminense, Speaknine! Trocando ideia com o pessoal do Speaknine e das outras bandas, acabamos chegando a conclusão de que se trata de um problema meio que 'geral'. Ao que parece tem sido difícil para todos tirar a galera de casa para shows undergrounds... Novembro foi mês de estreia! Em participação especial dentro do show Tuca Marques Acústico este que vos escreve e o compositor Xarles Xavier fizeram o show de lançamento no Projeto Mosquitos! Show curto, apenas com canções autorais. Tudo filmado! E o primeiro vídeo vai indo muito além de nossas expectativas no Youtube! Mais uma vez, sensação de dever cumprido!

E dezembro começa a todo vapor com os preparativos para a edição 2012 do Rock Noel! Será a maior edição do evento realizada até aqui, dessa vez serão duas datas em dois espaços diferentes! O tradicional Bar da Míriam continua abrigando o evento no dia 25, quando rola a tradicional jam session de encerramento, como em todos os anos! A novidade é que dia 23, domingo, tem Rock Noel no Metallica Pub, o último reduto exclusivamente roqueiro de São Gonçalo! E por falar em Metallica Pub... 2012 também foi ano de uma penca de eventos com o apoio do FMZ rolando na casa do bairro do Porto Novo! O mensal Moto Rock Club, com muito Rock Clássico, churrasco liberado e cerveja barata apresentou shows de Xande McLeite, Terceiro Lado, Velho Vinil, Frogslake e muitos outros! Já Chaos Fest. e Entre Amigos se ocuparam da galera do som extremo! E teve mais som com apoio do FMZ rolando por aí! Tuca Marques em versão acústica no Dalmo`s Bar! Petroplis Inc. e lançamento do excelente CD da banda banda Orrör na Audio Rebel, na Zona Sul carioca, Projeto Araribóia Rox no Espaço Box em Niterói... E por falar em Araribóia Rock, o coletivo niteroiense emplacou mais uma edição de seu festival anual também em dezembro. Dois palcos, banda gringa, estrutura bacana e abertura em veículos de mídia de massa! Até aí tudo lindo, certo? Pois é, mas um evento do porte da edição deste ano do AR merecia muito mais gente do que apareceu no Teatro Popular de Niterói... Novamente , a coisa de tirar o povo de casa....

Opá! Retrospectiva do FMZ sem FMZ não dá, né? Pois então... No ano em que o Feira Moderna Zine completou dez anos, voltamos com as edições impressas! No Praia do Rock lançamos o número dezesseis, com os cariocas da Kopos Sujus na capa. Em abril, em mais um evento que contou com o apoio do FMZ com direito à volta do Ataque Periférico e show da lendária banda italiana Cripple Bastards na Zona Norte do Rio foi a vez de nosso número dezessete, com o Ataque Periférico na capa e entrevista com a banda italiana feita pelo Boka, batera do RDP! A edição especial de décimo aniversário veio em outubro, durante o citado Rock na Garagem. Na capa Protesto Suburbano e promo de dez anos em parceria com a banda carioca Vilipêndio que disponibilizou uma fatia considerável das tiragens de seus três álbuns lançados para distribuição gratuita junto com o FMZ! O resultado? Em cerca de dois meses a tiragem do FMZ#18 praticamente desapareceu! Excelente! Vou me repetir, mas.... Missão cumprida, de novo!

O ano em que o Facebook se tornou obrigatório pra qualquer criatura minimamente civilizada (apesar de alguns lá estarem muito longe disso...). O ano em que nos convencemos que tirar a galera de casa tornou-se tarefa das mais difíceis. O ano em que marcamos nossa posição de manter viva a edição impressa de nosso fanzine, mas dessa vez sabendo exatamente pra que tipo de público estamos falando. O ano em que o Metallica Pub resistiu como último reduto exclusivamente roqueiro de nossa Região. O ano em que uma penca de bandas das antigas resolveu tirar o pó dos instrumentos e voltar a fazer barulho. O ano em que sentimos, talvez da forma mais dura e incisiva, o tal esvaziamento de nossa cena local, do qual já vinhamos falando há tempos. O ano em que vimos coisas bacanas acontecendo do outro lado da Baía de Guanabara pensando: “Por que não aqui???” O ano em que conseguimos manter projetos como o FMZ impresso, Coletânea PATCH! e o Rock na Garagem vivos!

Ok, nem tudo é festa. Queríamos muito ter feito uma festa de dez anos para o FMZ. Com bandas de fora, amigos reunidos e tudo o mais. Infelizmente não deu. Sair em busca de um espaço onde pudéssemos fazer o aniversário do FMZ do jeito que queríamos, com a estrutura e com as atrações que gostaríamos e com a grana que tínhamos pra investir sem mostrou uma tarefa impossível. Preferimos nos concentrar nos projetos que já estavam rolando e manter, como disse, o FMZ impresso circulando. Vida que segue! Lições devidamente aprendidas!

E 2013 tá chegando! Hora de voltar à velha prancheta e estudar as estratégias, planejar os próximos passos. Não é só voltar com projetos antigos, ou colocar novidades na rua. Há de se pensar friamente para não deixar morrer o que já está rolando! Em janeiro tem PATCH! 5 no ar! O compositor Xarles Xavier volta a fazer parte do time da Latitude Zero Prod. e tem tudo pra ser um ano sensacional para o trabalho do cara! Nossa co-irmã Rock+ Produções também aparece com novidades! Queremos voltar com o FMZ apresenta em edições regulares, mas esbarramos na falta de espaços no formato que precisamos para o projeto em Niterói (queríamos muito que fosse aqui, onde o FMZ nasceu ). Nosso Festival Barulhada volta (questão de honra!) à ativa! Enfim, vamos trabalhar!


Rafael A.


Mais fotos que marcaram o ano de 2012 do FMZ e da Latitude Zero Prod. em nosso perfil no Facebook.

E a seguir, alguns dos momentos mais bacanas de 2012 disponíveis em nosso canal no Youtube:





Nenhum comentário:

Leia também: