sábado, 19 de outubro de 2002

Awake, Bleach, Red Label, Supernova, Holy Profecy, Over Action, Digitus Infamis / Rock no Engenho 2 - Clube Italiano - Niterói - RJ

Sexta-feira à noite e a galera da região oceânica de Niterói bateu ponto no Clube Italiano para conferir uma noite de shows com uma penca de bandas.

Confesso que cheguei muito depois de os shows terem começado e saí bem antes de seu final. A bem da verdade só conferi mesmo duas bandas. Que não informaram seus nomes em nenhum momento (ao menos eu não percebi).

E foi pelo que eu vi nesse pouco tempo em que estive no Clube Italiano que resolvi fazer esta resenha. Normalmente não faria a resenha de um show com sete bandas das quais só pude conferir duas.

Mas vamos ao que rolou: O público compareceu e praticamente lotou o espaço. Espaço este que se mostrou muito bom para abrigar este tipo de evento. Seria legal mantê-lo aberto parta futuros shows. Quanto à produção: Ao meu ver tudo funcionou muito bem. O som tava bem legal e a organização foi bastante eficiente.

Agora, o que me chamou a atenção: No pouco tempo que estive por lá (duas bandas), não ouvi sequer uma música própria. É isso mesmo! Só cover! A galera se esbaldou e agitou ao som de Papa Roach, SOAD, Green Day, Planet Hemp, RATM e outros. Mas me custa acreditar que todas aquelas pessoas estavam ali só pra ouvir as músicas que eles ouvem em seus CDs nas suas casas, ou em uma rádio qualquer. Também me custa crer que as bandas (boas por sinal) na sintam vontade de tocar algo delas, ou cantar uma letra escrita por seus integrantes.

Mesmo o público, pode e deveria fazer algo a respeito, incentivando as bandas a investirem em um repertório próprio. Fiquei imaginando como seria a reação do público no caso das bandas levarem sons próprios (como só vi duas, não sei se alguma outra o fez). Posso estar viajando, mas pra min o underground é bem mais que um monte de coleguinhas de escola ou meia dúzia de vizinhos se encontrando pra tomar um porre e ouvir o top 10 da MTV ou da rádio rock (???) da moda (???????????).

por Rafael A.

Nenhum comentário:

Leia também: