quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Filhos da Pátria

Filhos da Pátria (CD / Independente)


Antes de qualquer coisa: finalmente, né? Demorou mais saiu o primeiro álbum do Filhos da Pátria. Essa banda de São Gonçalo já soma mais de uma década de estrada e tem no currículo shows ao lado de nomes do naipe de Planet Hemp, Pitty, Plebe Rude e por aí vai. Como disse, fazia tempo que a galera que curte o som desses caras esperava por esse CD. Será que a espera valeu a pena? É o que veremos a seguir.

E, parafraseando o Nauzia: Go back to the 90’s! Isso mesmo. As influências do Filhos da Pátria vêm lá da década passada. Rage Against the Machine aparece como a mais forte, com certeza. Em alguns momentos dá pra lembrar de Suicidal Tendencies, mas RATM sobressai no vocabulário musical dos caras. Já deu pra ver que estamos falando de rapcore, o estilo que rodou o mundo com o RATM e gerou uma penca de bandas, principalmente no Brasil. Onde nomes como Pavilhão 9 e Planet Hemp (este, mesmo que pendendo mais para o HC) aparecem como grandes expoentes. E é essa praia que o FDP explora nos treze sons de seu cd. Nem precisa dizer que os rffis vão beber na fote de Sr. Tom Morello, que por sua vez vai atrás de Hendrix e Jimmy Page. Ou seja: Belas influências. Rolam guitarras funkeadas, tão comuns ao estilo, interessantes em alguns momentos também.

Vale citar que alguns arranjos até fogem aos padrões do estilo. Porém a paria, como disse, é o rapcore. Arte, gravação e mixagem nota dez! Destaque para a versão dos caras para Cálice, de Chico Buarque, já conhecida da galera de São Gonçalo que vai aos shows da banda. Um belo presente para os fãs que acompanharam a banda em todos esses anos de estrada. Clássico. Vale a pena conferir.

por Rafael A.

Nenhum comentário:

Leia também: