quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Jello Biafra no Rio de Janeiro!

A Grande Roubada
09/11/2010
Teatro Odisséia (Lapa, Rio de Janeiro/RJ)
JELLO BIAFRA & GUANTANAMO SCHOOL OF MEDICINE – PRIEST OF DEATH - OS ESTUDANTES

Nove anos após assistir os DK Kennedys (Dead Kennedys, sem Jello Biafra) era chegada a hora de assistirir Jello Biafra sem Dead Kennedys! Era de se esperar, e as espectativas de “criaturas resurgindo das profundezas” se confirmaram. Dei de cara com uma penca de figuras das antigas saídas sabe-se lá de que lugar do passado (algumas eu nem reconheci à primeira vista). Mas como disse, era de se esperar. O que não se sabia ao certo era o que esperar de Jello Biafra e sua Guantanamo School of Medicine. Apesar do excelente “The Audacity of Hype”, lançado ano passado, e da participação arrasadora do cara no último domingo, no show do RxDxP, não se tinha muita idéia quanto ao que se esperar de Jello e sua nova banda.

Ainda na fila para entrar no Teatro Odisséia, dava pra ouvir o som da banda Os Estudantes, uma das atrações de abertura, rolando lá dentro. Na verdade, eram os segundos a se apresenterem (rolou ainda Priest of Death). Ou seja, entraríamos e daríamos de cara com Sr.Jello Biafra! Ainda deu tempo pra sentir o clima do lugar, tomar uma cerveja e curtir um pouco da discotecagem: Bad Religion e Ramones esquentaram ainda mais o clima que já era quente dentro da casa. Muita expectativa e curiosidade. Muita (mesmo) gente querendo ver de perto a lenda Jello Biafra de volta ao Brasil dezoito anos depois da aparição no Circo Voador junto com João Gordo e seus Ratos de Porão. Guantanamo School of Medicine no palco: Andrew Weiss (Rollins Band) no baixo, Ralph Spight (da Victms Family, na guitarra) e Jon Weiss, irmão de Andrew na bateria. Rolou ainda uma segunda guitarra (sinceramente, não faço idéia de onde saiu o figura…). Toda e qualquer dúvida a respeito de Jello e sua nova banda foram pro espaço na hora em que um senhor de cinquenta e dois anos tomou o palco e deu início a um dos shows de Punk Hardcore mais absurdos que este que vos escreve já presenciou!

Vamos por partes: De fato, “The Audacity of Hype” é um ótimo trabalho que, ao vivo, ganhou em peso e agressicidade! Músicas como “Pets Eat Their Master”, “The Terror of Tinytown” e a incrível “Streght Trhu Shopping” levaram o povo à loucura. Mesmo que a maioria não estivesse, visivelmente, entrosada com as novas canções de Jelllo. A galera agitou. E como agitou... E se as canções da fase GSOM já fizeram a casa casa tremer, o que dizer de momentos simplesmente inesquecíveis como “California Uber Alles”, “Hollyday in Camboja” e outros clássicos dos Dead Kennedys que transformaram o Odisséia em, praticamente, uma só roda de pogo??? Memorável! Tudo isso com direito a um Jello Biafra insano; o cara correu de um lado pro outro, discurssou, cantou, deu mosh... Sim, ele fez isso! E, pelo menos, umas três vezes! O cara foi parar no meio da galera sem cerimônias!!! Já no segundo bis (foram pelo menos três), este que vos escreve entrou na fila pra fechar sua conta (quem conhece o Odisséia sabe como funcionam as saídas em dia de casa lotada...) e foi supreendido com “Too Drunk to Fuck”!!! Até quem tava na fila fez qeustão de cantar o refrão com comandas em mãos e tudo! O cara ainda ficou no palco por um bom tempo. Com direito a música nova e tudo! Perfeito! Um pedaço da história do underground carioca foi escrito no Teatro Odisséia esta noite. Quem viu, viu.

Algumas coisas ficaram claras nesta noite de terça-feira: O RJ tem público suficiente para a manutenção (ou coisa que o valha) de uma cena (ou coisa que o vlalha), e isso a Grande Roubada mostrou ao longo desses útimos quinze dias com pelo menos três grandes shows. Verdade, ainda existem coisas a serem pensadas e revistas no cenário carioca como um todo. Mas existe público (mesmo que esses últimos shows tenham atraído uma galera, em parte, já meio que ”aposentada de shows”). Existem espaços em condições de receber eventos de médio e pequeno porte. E o mais bacana: quando a galera carioca quer, ela é insuperável. Conquista qualquer gringo ou banda de fora. Isso é fato.



Rafael A.


fotos: Rafael A.


Jello Biafra no Rio de Janeiro :: California Uber Alles:





2 comentários:

Bolinho disse...

Brother, acordei todo doído, cheio de hematomas e FELIZÃO! Inesquecível!
abraço

Rafael disse...

Haha! nem tem como descrever. Inesquecível mesmo!

Leia também: