terça-feira, 30 de novembro de 2010

Projeto Praia do Rock


Projeto Praia do Rock
27/11/2010
Portuga Legal (Ponta do Francês, Itaipuaçú, Maricá/RJ)
CECÍLIA – DANA – OBSCURIUM SOUL – I NEED SCREAM – CLOSE - NYGMAH


Semana abarrotada de acontecimentos! Logo ali, na cidade do Rio de Janeiro, o Estado fechava o cerco e se preparava para a tomada do Complexo do Alemão, o maior reduto de traficantes da cidade. Ao longo da semana, ações criminosas promovidas pelo tráfico em toda a Região Metropolitana Fluminense culminariam na tomada pelas forças do Estado da Vila Cruzeiro, reduto crimonoso vizinho ao Complexo e, para esta madrugada de sábado para domingo esperava-se a que seria a última etapa da maior ação do Estado carioca contra as forças do tráfico de drogas até então.

Numa situação dessas, é perfeitamente compreensível que o clima fique tenso e que as pessoas, com medo, evitem ir pra rua e alterem suas rotinas. Sendo assim, não se tinha muita idéia quanto ao que esperar desta edição de novembro do Projeto Praia do Rock. Nesta edição, o evento comemorava o aniversário de seu criador e produtor, o grande Fábio Heavy! De qualquer forma, este que vos escreve junto com a galera das bandas Cecília e Dana já planejavam essa ida a Maricá fazia um tempo. Chegamaos a conclusão que valeria a pena arriscar e partir rumo à Ponta do Francês para conferir e participar do Praia do Rock. E lá fomos nós!

O que já se anunciava acabou se concretizando, três das cinco bandas escaladas acharam por bem não se apresentar. Todas alegaram não se sentirem seguras para se deslocar até Maricá para participar do evento. Compreensível. Mas qual não foi nossa supresa quando, ao chegarmos ao local, demos de cara com uma galera que esperava pelos shows. Mesmo sendo um público pequeno, foi o suficiente pra criar um clima bacana e o barulho rolar! Quem abriu os trabalhos foi o pessoal da banda Cecília!

Algumas coisas mudaram desde o primeiro show que assisti desses caras a um tempo atrás; o som está ficando mais redondo, a banda dá mostras de que cada vez mais vai se encontrando e achando a sonoridade que procura. O Math Rock de levadas quebradas e compassos pouco usuais ainda está lá, mas começam a sobresair a questão dos efeitos e uma cara de Rock Alternativo começa a dar o ar da graça no trabalho dessa nova banda de São Gonçalo que até faluta e violino vem usando em suas apresentações. Com um repertório baseado em sons próprios, os caras ainda encontraram espaço para uma versão bem legal de "Meio Desligado", dos Mutantes. Os sons próprios foram os seguintes: “A Culpa”(muito legal!), “O Autismo”, “Carta pra Quem Fica” e “O Lamento de um Egoista”. Bom show! Que venham outros! Rolou ainda show com a banda Dana. Numa praia bem mais pop, e com a prticipação do Davi, batera da Cecília, os caras mostraram covers como “Creep” (Radiohead) e “Luck Man” (The Verve). Ainda rolaram Audioslave e outros sons que prederam a atenção do pessoal lá na frente, perto da banda! Fechando os trabalhos, deu tempo pra uma banda “de última hora” fazer um som. Com a participação de gente da Cecília e da Dana os caras tocaram uma penca de sons que incluía até Seu Jorge. Divertido.

Num sábado em que se esperava muito pouco, ou quase nada, o saldo acabou sendo positivo! No meio do caos vivido esta semana, como disse o Tiago da banda Cecília, “o Rock venceu”. Na verdade, me parece ter muito mais haver com tentar levar a vida normalmente, mesmo em situações difíceis. Querendo ou não, em algumas situações é a única forma que o cidadão tem de mostrar que não concorda com o poder, seja ele do Estado ou paralelo. Questões extra-música à parte: noite bacana. Aliás; bastidores, desbafos, cenas dantescas, declarações de amor a sabe-se lá quem, a volta pra casa e muito mais em breve no canal do FMZ no Youtube, ok? Em janeiro tem mais!

Rafael A.


fotos: Rafael A.


Um comentário:

Nus disse...

mto boa resenha
parabens

Leia também: