quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Entrevista :: Os Últimos Elefantes de Marte



Os Últimos Elefantes de Marte... Bom, não é só no nome que essa banda de Niterói chama a atenção. Afinal, não é todo dia que vemos alguém citar um leque de influências que vão de Cazuza a QOTSA, passando pelo guitarrista de Jazz Joe Pass! Pois bem, Erick Lorena (voz e guitarra), Fábio Lutz (voz e guitarra), Fred Madeira (baixo) e Gabriel Amaral (bateria) foram os escolihdos para dar as boas vindas ao público que for conferir a edição deste ano do Festival Araribóia Rock. O evento que conta com o apoio aqui do Feira Moderna Zine acontece neste sábado no Fluminense AC, no Centro de Niterói. Sendo assim, trocamos uma ideia com o vocal e guitarra  Erick Lorena pra saber mais sobre a banda! Confere aí:


FMZ_ONLINE: A banda ganhou visibilidade aqui pela região muito por conta do Festival de Bandas da UFF, mas queira começar falando de antes disso, do começo. Como se deu o encontro entre os integrantes e como surgiu a banda?

Erick: Bom, eu e o baixista, o Fred, já éramos amigos desde 2008 e chegamos a formar uma banda em 2009, chamada Red Mirabel. Ainda em 2009, o baterista, Gabriel, se juntou à banda, inicialmente como guitarrista. Nesse tempo, chegamos a compor mais de 10 músicas, mas a banda só se apresentou 3 vezes e, depois de um tempo, acabou.

Em 2012, o Fred resolveu criar uma nova banda com o seu amigo e guitarrista Fábio, com quem ele fazia faculdade, e acabou chamando o Gabriel para a bateria. Um tempo depois eles me mandaram umas músicas do Fábio e me chamaram para fechar o grupo. O nome da banda surgiu em uma mesa de bar quando conversávamos sobre possíveis combinações. Passando por “Os Últimos da Fila” chegando até “Elefante Marciano”, acabou que o que ficou foi a mistura. "Fechou! nós agora somos Os Últimos Elefantes de Marte".


FMZ_ONLINE: E como foi para chegar à sonoridade da banda? Dá pra notar que rolam influências de vertentes distintas do Rock. Quando a banda começou já se tinha em mente o tipo de som que queriam fazer? O som da banda é fruto de experimentações, enfim...?

Erick: Acho que o fundamental para chegar à nossa sonoridade foi à diferença entre nossos gostos musicais e influências, o que acabou surgindo naturalmente, sem muito pensamento a respeito.

Eu, por exemplo, toco uma guitarra base mais simples e suja possível. Carrego dois pedais sem vergonha e tento misturar influências do Julian Casablancas e do Cazuza pra formar a minha identidade vocal.

Do outro lado, o Fábio chega com um quê mais clássico, cheio de recursos na guitarra, pedais de modulação e tocando uma Stratocaster sem palheta. Sua guitarra passeia por timbres a la Jeff Beck, indo até o jazz de Joe Pass, mas sem esquecer o Pop dos anos 80.

O Fred faz umas linhas de baixo bem melódicas com influencias que vão de Incubus a Red Hot, tentando fugir ao máximo do manjado baixo feijão com arroz que tanto é visto no Rock. Fiz algumas letras em cima de linhas de baixo que ele havia feito, como em "Tente me Convencer", por exemplo.

E pra fechar temos o Gabriel com suas levadas influenciadas pelo Queens of the Stone Age e pelo Foo Fighters. Adepto também de sons mais experimentais, atualmente ele tenta passar isso tanto para as linhas de bateria quanto para as letras e para a produção.

Uma das nossas maiores experiências é a nova música, "Neura", que ainda não foi gravada, nem tocada em show algum e terá estreia no palco do Araribóia. Ela mostra bem essa nossa vertente de misturas. Só indo pra ver!


FMZ_ONLINE: Vocês tem um EP lançado. Esse material saiu em formato físico? Gostaria que vocês falassem um pouco dessa relação entre os formatos físico e virtual, da importância de cada um deles nos dias de hoje na opinião da banda.

Erick: Na verdade as músicas do EP foram gravadas sem esse compromisso de lançamento e tal, então nós não chegamos a planejar uma versão física. Um dia a Erica, namorada do batera, apareceu com a arte do EP prontinha, feita por ela. Achamos incrível e lançamos! Estamos planejando um trabalho para 2014, mas provavelmente será um álbum completo, com 10 ou 12 músicas. Já temos músicas para isso sendo trabalhadas, mas a parte física vai depender de acharmos uma gravadora ou algo que financie a brincadeira. A prioridade, sinceramente, é um trabalho virtual bem feito. O músico de hoje tem que estar ciente de que você conquista os fãs com shows e com bom material circulando na internet. Os CDs ou LPs são para quem já curte a banda e quer ter o material em mãos, mas não são instrumentos de projeção tão bons nos dias atuais, então não é uma prioridade para nós.


FMZ_ONLINE: Como outras bandas escaladas para a edição deste ano do Festival Araribóia Rock, a média de idade da galera parece ser bem baixa. Dá pra dizer que temos uma nova geração de bandas surgindo em Niterói? Vocês sentem Os Últimos Elefantes de Marte como parte de algo assim?

Erick: É sempre muito confortante ver que tem mais gente arregaçando as mangas desde cedo pra tentar melhorar o cenário do Rock, não só em Niterói, como no estado todo. Nesse 1 ano de atividade, nós pudemos tocar com várias bandas com integrantes ainda mais novos que nós em alguns festivais em Niterói e no Rio, e foi bem animador ver uma média boa de bandas bem legais surgindo. As bandas de Niterói em especial, tem uma participação bem forte nisso, já que aqui surgem festivais bem interessantes de rock independente ao longo do ano.


FMZ_ONLINE: E quais as expectativas para o show de sábado no Festival Araribóia Rock?

Erick: Bom, como dissemos, a banda é recente e o Araribóia com certeza é o maior festival do qual já participamos. Estamos muito empolgados com essa oportunidade, principalmente depois de sabermos a quantidade de bandas inscritas e a quantidade selecionada. Achamos que essa é uma grande projeção e uma ótima oportunidade de divulgação e de fazermos bons contatos. Estamos certos de que vai ser uma ótima experiência e estamos ansiosos pelo dia 14, acompanhando todas as publicações em blogs e sites a respeito.


FMZ_ONLINE: Bom, é isso. Valeu pelo papo e nos vemos no sábado! Algum recado final?

Erick: O recado é bem simples: Apareçam no Araribóia Rock no dia 14/12, desde o início! Quem for, vai curtir muito a qualidade das bandas, e tudo começa às 17 horas com Os Últimos Elefantes de Marte! Partiu!

por: Rafael A.

Conheça o som da banda Os Últimos Elefantes de Marte:
Mais sobre a banda no link.

Serviço:
14 de dezembro :: sábado :: 17h
Festival Araribóia Rock – 9 Anos
Shows: COLLIN – DAKOCAGA – GLASSWALKER- KABILLAH – KAPITU - LEAVE ME OUT (MG) - MÍRAH - OS CLODOALDOS - OS ÚLTIMOS ELEFANTES DE MARTE
Local: Fluminense AC
End.: Rua Xavier de Brito, 22, Centro, Niterói/RJ
R$10 (antecipado) / R$15 (na hora) / infos
Apoio: Feira Moderna Zine


foto: Gabriel Picanço

Nenhum comentário:

Leia também: