quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Entrevista: Coäccion (México)




Entrevista: Coäccion (México)

Essa entrevista foi publicada, originalmente no Fotolog do Feira Moderna Zine. Agora, disponibilizamos ela aqui pra galera que não teve a oportunidade de conferir. Essas caras formam uma das bandas de hardcore mais bacanas que este que vos escreve já conferiu ao vivo. E passaram por aqui no começo do ano. Foram dois shows em terras cariocas (o Rio foi a primeira cidade brasileira a receber a turnê). Este que vos escreve conferiu o show da Áudio Rebel (em Botafogo) e não se arrependeu. Quem acompanhou a turnê garante: Foram dois shows arrasadores em solo carioca. Esbanjaram competência, energia e mostraram um hardcore da melhor qualidade! Nesse papo, o começo da banda, discografia, projetos paralelos, México, Brasil e outras idéias que trocamos com o batera/vocal Manue, líder da Cöaccion. Aí vai:


FMZ_ONLINE: A Coäccion surgiu após o fim de uma outra banda, certo? Falem um pouco do início da banda e desse processo de transição de um projeto para o outro:

CÖACCION: Sim. A Discórdia era uma banda de crust/grind, e na época foi muito ativa tanto em shows como em organizar eventos para bandas em turnê que queriam se apresentar em Tijuana (México). Depois de 4 ou 5 anos terminou e aí decidimos, Rodrigo e Manuel, seguir com outra banda e assim começou a Coäccion com um som um pouco mais pesado e focado no crust/d-beat e assim está até agora, evoluindo constantemente até agora.


FMZ_ONLINE: Apesar de a banda se apresentar como um projeto de d-beat/crust nota-se que há influências de outras vertentes do hardcore no som de vocês, o que acaba dando um belo resultado já que o som da banda demonstra uma energia incrível. Quais foram as influências principais na hora de construir a sonoridade da Coäccion?

CÖACCION: Sim, temos evoluído de um d-beat ‘cru’ para algo mais estruturado, ao menos isso é o que acreditamos (risos). Nossas influências desde o princípio tem sido as mesmas bandas, como Kontrovers, Skitsystem, Wolfpack, Meanwhile, Mg15, Discharge, Neurosis, Hiatus, só para citar algumas.


FMZ_ONLINE: O que há de material lançado pela banda? Há algo lançado no Brasil ou mesmo alguma previsão para isso?

CÖACCION: Bom, até agora temos 4 CD’s lançados e 2 EP’s em vinil, algumas coletâneas em fita k-7, CD e vinil. Em mais ou menos uma semana sairá um vinil chamado Revolver, na turnê brasileira foi lançada uma edição especial com algumas canções de cada material disponível para que as pessoas escutem um pouco de cada material da Coäccion.


FMZ_ONLINE: Os integrantes da Coäccion tem outros projetos além da banda. Gostaria que vocês falassem sobre suas outras bandas:

CÖACCION: Sim, Manuel toca em uma outra banda chamada Amenaza, que é uma mistura de hardcore, d-beat e um pouco de metal. Marco é vocalista de uma banda de death metal chamada Man Destroy Himself.


FMZ_ONLINE: Assim como o Brasil, o México também tem problemas de ordem econômica e social. Eu queria saber de que forma, na opinião de vocês, a música e a cena underground podem interferir e colaborar para provocar mudanças em países como os nossos.

CÖACCION: Agora a crise aqui é a falta de segurança, as pessoas vivem com medo, tudo é controlado pelo narcotráfico no México. Nossa cidade é uma das mais afetadas por toda esta falta de estrutura social, creio que essa seria a solução a tudo isto em ambos os países.



FMZ_ONLINE: Falem um pouco do underground mexicano. Chega pouca coisa de seu país pra nós aqui. Como são as coisas por lá?

CÖACCION: A cena mexicana é boa só que não é muito difundida no mundo, pois é México é um país pobre e a difusão custa. Há muitas bandas e muita gente dentro da cena underground, é só questão de colocar mais ênfase no país e se darem conta do quão grandioso é o México.


FMZ_ONLINE: Foi a primeira vez de vocês no Brasil. Como foi a passagem de vocês por nosso país? Esperamos que voltem algum dia.

CÖACCION: Muitas aventuras no Brasil (risos). As expectativas se cumpriram (risos). A amizade foi o mais grandioso da turnê e conhecer lugares que em nossas mentes não existiam... Foi tudo muito especial. Tudo foi excelente, pessoas, bandas, muitas novas amizades. Obrigado por tudo!!!


FMZ_ONLINE: Chegamos ao final, o espaço é de vocês:

CÖACCION: Muito obrigado pelo apoio e pela entrevista. Foi um prazer visitar o Brasil, foi excelente.

Aqui está o contato caso queiram manter a amizade com a gente: www.myspace.com/coaccion

Saudações de Tijuana (México)!!!


Manuel




Por: Rafael A.
Tradução: Deise Santos





Agradecimentos: Deise Santos (Revoluta Produções) e Alexandre ‘Bolinho’ (Kopos Sujus).

Nenhum comentário:

Leia também: