quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Reunião da banda Força de Atrito




07/09/09
Santa bárbara (Niterói/RJ)
FORÇA DE ATRITO E CONVIDADOS

Dia 7 de setembro e uma penca de gente com faixas 100% Jesus se encaminhando na direção da Concha Acústica de Niterói para o que, depois, descobri se tratar do evento ‘Louva Niterói’. Enfim, o cenário era mais ou menos esse enquanto esse que vos escreve rumava para Santa Bárbara, Zona Norte de nossa querida Niterói para o aniversário de Bira Marques, irmão do cantor e compositor Tuca Marques. Opa! Resenha de aniversário??? Calma aí que eu explico!

Explicando então: Os dois irmãos citados aí em cima tinham uma banda nos idos dos anos noventa. Era nada mais, nada menos que a Força de Atrito. Com uma penca de shows no currículo e participações em coletâneas clássicas como Hard’ n Heavy e Rock Soldiers essa banda deixou sua marca na história do Rock de Niterói. E aproveitando o aniversário do batera Bira Marques, o mesmo e seu irmão Tuca decidiram armar uma espécie de reunião da banda! Para o baixo, foi recrutado, o também Destino Ignorado, Gerson. E completando a formação, o aniversariante na batera e Tuca no vocal e guitarra. No repertório da apresentação clássicos do BRock como Pros Que Estão em Casa (Hojerizah), Carta aos Missionários (Uns e Outros), Declare Guerra (Barão Vermelho), Coração de Metal (Sangue da Cidade) e Até Quando Esperar (Plebe Rude) que contou com participação do vocalista Xande McLeite, também da Destino Ignorado! Rolou até Horizonte Negro, música da banda que, até onde se sabe nunca foi lançada! Do tipo: Quem viu, viu.

Final de feriadão melhor impossível, né? Tarde ensolarada, clima família, cerveja, churrasco e a oportunidade de conferir uma banda da qual, ao menos eu, só havia ouvido um ou outro som e histórias. Mais um a pra coleção, como diria meu camarada Bolinho, da Kopos Sujus. Já virou história.

Rafael A.

Nenhum comentário:

Leia também: