quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Entrevista: Samset (Tremebé/SP)




De vez em quando a gente dá de cara com bandas e pessoas legais. E esses caras são um bom exemplo disso. Banda bacana de Tremembé (SP) os camaradas da banda Samset vieram ao RJ pela primeira vez para a décima sétima edição de nosso Rock na Garagem e mostraram que não só são uma boa banda de hardcore, mas também são pessoas bem legais. Nçao foi a toa que fizeram um dos shows mais bacanas do Rock na Garagem até aqui. Sendo assim, não tinha como não trocar uma idéia com eles e colocar aqui pra galera conhecer mais sobre a banda. Com vocês Marcelo, guitarra e vocal da Samset! Se liga aí:


FMZ_ONLINE/Rock+: Vocês tocaram na última edição do Rock na Garagem. E aí? O que acharam do Rio, da galera daqui, enfim?

Marcelo: Sim!! Cara foi muito louco mesmo!!! A começar pela nossa viagem de carro sem conhecer nada (rs...)! Sinceramente depois que tocamos aí até desanimou tocar em nossa região aqui (Vale do Paraíba), pois fomos tão tem recepcionados que ficamos rindo a toa! Foi um dos shows mais legais desse ano com certeza!


FMZ_ONLINE/Rock+: Aproveitando, apresentem a Samset pro pessoal que ainda não conhece! Integrantes, como começou, quanto tempo tem, enfim!

Marcelo: Samset é: Douglas (Vocal), Tadeu (Bateria), Marcelo (Guitarra e Voz), Rafael (Guitarra) e o mais novo integrante Tiago (Baixo). Eu comecei com a banda em 2003 junto com um antigo baixista que sempre sonhamos em ter uma banda , quase a mesma história de todo mundo (rs...)! Passamos por várias formações até chegar no que estamos hoje que pra mim é a formação mais forte e estruturada de todas!


FMZ_ONLINE/Rock+: Falem um pouco das influências da banda. Tanto as musicais quanto de onde vem a inspiração para as letras, do que falam...

Marcelo: Então, nossa banda vem de influências do Hardcore Californiano dos anos 90 que também é conhecido como Hardcore Melódico. Várias bandas nos influenciaram como Pennywise, NOFX, No Fun at All, Millencolin, Ignite, MxPx, Face to Face, muitas outras, sem contar as nacionais como Dead Fish e Street Bulldogs. As letras nossas sempre são palavras de incentivo, pra quem ouvir o som, querer melhorar sua vida e não esperar as coisas caírem do céu.


FMZ_ONLINE/Rock+: Vocês comentaram que estavam em estúdio gravando ou se preparando para isso. A quantas anda a gravação e quando vamos poder ouvir o material de vocês?

Marcelo: Isso! Já terminamos as gravações, agora estamos terminando a mixagem e masterização. Acredito que no começo de Outubro faremos o lançamento.


FMZ_ONLINE/Rock+: A banda é de Tremembé. Mesmo não ficando tão longe assim de São Paulo, capital, vocês sentem que apesar de estarmos em uma época onde tudo se resolve basicamente no ‘plano virtual’ teriam mais oportunidades se estivessem em um grande centro como a capital paulista?

Marcelo: Com certeza! A região do Vale do Paraíba é muito complicada... Infelizmente... além de não ter muita visibilidade assim, as bandas aqui são muito rivais umas das outras... poucas bandas se ajudam.... temos lugares legais pra tocar como o Hocus Pocus em São José dos Campos e na Cervejaria do Óbvio em Pindamonhangaba... mas mesmo assim não é fácil...



FMZ_ONLINE/Rock+: E por falar na cidade de vocês, como é o cenário independente daí da região? Lembro que vocês comentaram que por aí também existe a questão das cotas de ingressos, enfim. Como andam as coisas aí em Tremembé?

Marcelo: Então, como eu disse nossa região é bem complicada, mais acredito muito que isso possa mudar! Só depende da união das bandas. Com relação as cotas, são pra abrir shows de bandas consideradas "grandes" assim na nossa cena... é complicado demais isso... pois não é fácil vender 30 ingressos a 10, 15 reais e ainda ter que pagar van para se deslocar até São Paulo... sem contar que na minha opinião é uma grande exploração isso.... mas, infelizmente temos que passar por isso as vezes... Tremembé nunca teve uma cena assim.... sempre teve bandas de Rock muito boas, mais como é uma cidade muito pequena, dificilmente existe espaço aqui pra elas...


FMZ_ONLINE/Rock+: Com relação ao cenário Hardcore: Você acredita que o fato de bandas como Dead Fish, Mukeka di Rato e outras terem conseguido espaço em veículos de massa como a MTV (que apesar da internet e tudo o mais, ainda é relevante) no começo dos anos 2000 contribuiu para o meio ou não?

Marcelo: Eu acho que contribui sim! Pois na época que o CPM22 assinou, acredito que todas as grandes gravadoras voltaram seus olhares para a cena independente do Brasil...que por sinal é IMENSA! Daí logo em seguida bandas como Dead Fish, Hateen , entre outras , conseguiram seu espaço na midia e consequentemente começaram a tocar em grandes festivais pelo Brasil e pelo mundo.


FMZ_ONLINE/Rock+: E quais os planos para o futuro da Samset?

Marcelo: Estamos terminando nosso 3° Cd e logo em seguida estamos com planos para fazer nosso primeiro videoclipe. Já é um projeto certo assim...conseguimos algumas parcerias que vão nos ajudar com custos. Em seguida queremos alcançar as grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, tentar uma tour no Sul do país.


FMZ_ONLINE/Rock+: Terminamos pessoal, valeu pelo papo. O espaço é de vocês e esperamos ver a banda no RJ de novo em breve, ok?

Marcelo: O Rio de Janeiro já está guardado em nossas mentes pra sempre! Esperamos voltar ainda este ano se possível! Gostaria de agradecer a todos os cariocas pela receptividade e respeito com a gente! De verdade! Quem quiser conhecer mais sobre a banda é só procurar por Samset nas comunidades do Orkut, temos nosso MySpace que por sinal já está sendo melhorado! Nossos videos no Youtube! E nosso Fotolog também! Muito obrigado ao Rafael e Latitude Zero Produções pela oportunidade!!

Por: Rafael A.

Links e contatos Samset:
Contatos/Msn: contato_samset@hotmail.com
Comunidade Orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=2523083
Purevolume: http://www.purevolume.com/samset
Videos Youtube: http://br.youtube.com/samsethc
Myspace: http://www.myspace.com/samsethc

Nenhum comentário:

Leia também: