segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Entrevista: Soda Cáustica




Vocês conferem agora a idéia que trocamos com ?Alan Coqueiro, homem de frente da banda Soda Cáustica. Os caras são de Tanguá, no RJ. E lá, metem a mão na massa e organizam o Tanguá Rock, evento que vem crescendo e ocupando seu espaço. Paralelamente a Soda Cáustica também caminha em direção a um futuro promissor. Após lançar uma primeira, e boa, demo a banda se prepara para lançar seu segundo ep com uma penca de projetos em vista. Melhor deixar o Alan contar tudo pra vocês, certo? Então, aí vai o papo com Alan Coqueiro:


FMZ_ONLINE/Rock+: Pra começar, apresente a Soda Cáustica pra galera que não conhece. Quem toca na banda, como tudo começou, enfim!

Alan Coqueiro: Primeiro, gostaria de agradecer o espaço... Então, a Soda Cáustica é uma banda que toca um som repleto de influências, que vão do hardcore, passam pelo punk Rock e respira no "grunge", no entanto não negamos a influência de R.A.T.M, grupos de rap, etc. A banda começou suas atividades em 2002, com Alan Coqueiro no vocal e guitarra , Léo Coqueiro no baixo e Fábio Gordo na bateria com essa formação inicial, tocamos com o Cólera, 8mm e outras bandas do cenário carioca, em 2004 demos uma parada para estudar (não ficar dependente da música) ter alternativas de sobrevivência, em 2008 voltamos com Alan Coqueiro ainda nos vocais e guitarra, Léo Coqueiro na Bateria e Mr. Douglas Holliday no baixo... com essa formação lançamos nosso primeiro EP com o título homônimo a banda em 2009 tivemos algumas mudanças e no final voltamos com a formação que começamos em 2008, preparados para o trampo em 2010 com o lançamento previsto do nosso 2º EP pra janeiro... que inicialmente sai independente, mas já temos alguns contatos para sair por uma selo... isso até abril se não me engano. Essa é a Soda Cáustica (rsrs).


FMZ_ONLINE/Rock+: Vocês tem uma demo lançada. Em tempos de internet, mp3 e tudo o mais, como foi a resposta da galera com relação ao lançamento? Vocês sentem que ainda vale a pena lançar demos ao invés de ficar só no plano virtual?

Alan Coqueiro: Bem, temos um EP lançado no final de 2008... que pelas dificuldades que tivemos com patrocínio, divulgação foi bem recebido pelo público sim... temos uma marca até o momento de 600 cds distribuídos.. cds físico e virtuais somados... tivemos uma música na coletânea da produtora Warm que também teve uma boa crítica, o site da Vrock também teceu uma boa crítica sobre o nosso 1º EP, e o mais legal o público canta algumas músicas conosco nos eventos como a música "Começo a desaparecer" e " Dinheiro". Sobre se vale a pena lançar as demos é válido lançar os cds físicos porque há pessoas que gostam de ter os cds pegar os cds e virtuais também pela facilidade de deslocamento do trabalho, tanto que o nosso EP foi parar em Goiania.


FMZ_ONLINE/Rock+: Na demo de vocês ficam claras as influências de bandas como Body Count, Suicidal Tendencies, Planet Hemp, enfim, o que se convencionou chamar de rapcore na década de noventa. Vocês acreditam que ainda existe espaço para esse tipo de som nos dias de hoje?

Alan Coqueiro: É engraçado essa questão de estilos de Rock, digo isso por que muitas pessoas nos apontam como grunge, como acontece em Rio Bonito, no Garage tocamos em matinêns Punk, em Itaboraí dizem que somos hardcore. No entanto não nego a influencia do rapcore e de bandas tipo Planet Hemp, Body Count, que é foda, tanto também por que toquei em uma banda de rapcore de Itaboraí a banda Shame in You, que com certeza influenciou em alguma coisa na Soda Cáustica. No mais acredito que haja espaço para bandas e músicas autenticas que possam estar dando diversidade ao produtor de eventos e a galera.


FMZ_ONLINE/Rock+: E que outros sons a galera da Soda Cáustica anda ouvindo?

Alan Coqueiro: Ultimamente muita coisa do undergound nacional como um todo. Eu ando ouvindo muito coletâneas de hardcore.. como a da Zona Punk, uma compilações brazuacas que sairam na França que só tem banda 100%, Devotos também estamos sempre ouvindo. Já o Léo ultimamente tenho percebido que ele está ouvindo muito NOFX, Pennywise, No Fun At All, lances mais rápidos com batidas rápidas. O Douglas tem um mês que só escuta R.A.T.M direto (rsrsrs).


FMZ_ONLINE/Rock+: Essa eu estou fazendo pra todo mundo, e como vocês também são envolvidos com produção de shows acho que faz até mais sentido ainda: O que vocês estão achando do circuito de shows de nossa região atualmente? Espaços para tocar, eventos com milhares de bandas, cotas de ingressos, enfim, o que vocês estão achando de tudo isso?

Alan Coqueiro: O negócio é que o cenário é muito fragmentado, apesar de estar bastante aquecido por eventos, tanto da Warm, Latitude Zero, Rock +, Tanguá Rock, Murb em rio bonito, Araribóia, Rock na Praia (N.E.: Alan se refere ao Projeto Praia do Rock, do camarada Fábio Heavy) em Maricá, e ainda tem região dos lagos também, poderia haver mais uma circulação de algumas bandas durante o ano, um lance mais fixo, tipo agenda pra bandas tocar em todos esses locais durante o ano todo, mas para isso os organizadores deveriam uma reunião pra traçar essas metas etc, acho que assim as bandas teriam mais animo pra tramparem melhores equipamentos, som visual etc. No caso das cotas entendemos que existem custos a serem pagos... som, espaço etc, mas cota de ingresso e cobrar pra tocar, poderiam dar os ingressos mas sem o compromisso da banda vender. Ajuda se vendeu, se não conseguir não conseguiu e o pior que isso só existe por que algumas bandas ainda se submetem a isso, principalmente as que estão começando agora... querem espaço e acreditam que é dessa forma, uma pena.


FMZ_ONLINE/Rock+: E por falar em eventos, como andam as coisas no Tanguá Rock Fest?

Alan Coqueiro: Então, esse foi um projeto iniciado em fevereiro, desse ano e que tinha o objetivo único de colocar Tanguá no roteiro das bandas locais e do público. E isso foi alcançado com muitas dificuldades, mas foi. Em 2010 os planos são mais ambiciosos trazer algumas bandas de outros Estados, algumas bandas com certa representatividade no cenário e fazer com que as bandas que tenham pouco espaço possam estar em contato com essa atmosfera e perceber o profissionalismo que tais bandas tem, podendo assim aprender um pouco e até se guiar como tais. Em 2010 estamos fechando alguns patrocínios que serão essenciais pra vinda dessas bandas.


FMZ_ONLINE/Rock+: Quais os planos da Soda Cáustica para o futuro? Uma segunda demo, um full, viagens, enfim?

Alan Coqueiro: Bem, como já mencionei estamos na expectativa do 2º EP pra janeiro, as gravações começam em novembro, pra abril temos também temos essa possibilidade de fecharmos com um selo, o que seria fundamental para uma maior visibilidade... para tantos estamos marcando seções de fotos, estamos fechando um clip também, temos uma proposta para montagem do nosso equipamento de som, materiais de divulgação e o melhor patrocínios. Vejo 2010 com bons olhos e apreensivo pelos acontecimentos, na verdade toda a banda está apreensiva e até meio com medo (rsrsr). Vamos ver se rola né.


FMZ_ONLINE/Rock+: Galera, valeu pela entrevista. O espaço é de vocês para agradecimentos, recados, ou coisa que o valha! Nos vemos no Rock na Garagem no final do mês, ok?

Alan Coqueiro: Putz, a gente é que agradece o espaço, essas iniciativas são fundamentais para o animo das bandas e fazem com que façamos sempre por onde estar respondendo sobre a banda. Agradeço as pessoas que vão estar tendo a disponibilidade de ler essas conversa e pra quem quiser dar uma conferida no nosso som ai vai o link para o download do EP - http://www.mandamais.com.br/download/?codigo=gyyn2712009215812

E no final do mês podem aguardar um alto e bom som! Obrigado!


Por: Rafael A.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente atitude... essa das entrevistas... parabêns e sucesso!

Leia também: