quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Entrevista: Kopos Sujus




Quem aí lembra da banda La Puta Madre? Pois é, foi dessa saudosa banda carioca que, de alguma forma, surgiu nossa entrevistada. Política, futebol, Punk Rock, Ska e conversas de botequim, essa é a receita dos caras! O resultado a galera confere na próxima edição do Rock na Garagem, no Metallica Pub. Por hora, vamos ao papo com os caras:

FMZ_ONLINE: A Kopos Sujus surgiu de uma outra banda, a La Puta Madre. Como foi esse processo de transição de um projeto para o outro sendo que, nota-se, são duas bandas bem distintas?

KOPOS SUJUS: Rapaz, virou gaúcho? "A" Kopos Sujus? Hahaha... Então, na verdade o Kopos tem integrantes do LPM mas nasceu sem nenhuma ligação com a banda. O LPM acabou em 2007 e nós continuávamos bebendo juntos, saindo, indo aos shows e tal. Quando resolvi montar outra banda com outro tipo de som e tal, apenas convidei meus amigos que, coincidentemente, tocavam comigo no LPM. O Lu não tava em umas de entrar em banda, mas o Fabim e o Marcelo toparam. Começamos a levar um som totalmente descompromissadamente em estúdio, mas fluiu rápido - até porque nos conheciamos bem. Quisemos ir devagar inclusive para que nossos amigos se acostumassem que o LPM havia terminado e que o Kopos era outra banda, outra coisa, outra fase.
Tenho um imenso orgulho do que fizemos juntos no LPM, um orgulho imenso das letras, das musicas que deixamos. Mas pra mim, pelo menos, passou, foi uma fase da minha vida que ficou pra trás e deixou boas lembranças.


FMZ_ONLINE: Dá pra sacar algumas influências musicais bem bacanas no som de vocês. Quais bandas foram responsáveis pela sonoridade da kopos Sujus?

KOPOS SUJUS: Cara, nós somos da escola do punk 77. Crescemos ouvindo, além de Ramones (claro!) muito Clash, Undertones, Buzzcocks, Social Distortion. Quando o Kopos começou era bem por aí. Mas nos permitimos trazer pra dentro do som outras influências que tínhamos, como surf music instrumental e Rockabilly, de bandas como Trashmen, Ventures, Stray Cats, Reverend Horton Heat, Meteors, e sons pesados como Rocket From the Crypt. E todas essas influências foram forjando o som do Kopos Sujus.



FMZ_ONLINE: As letras de vocês falam de futebol, política, enfim, como vocês mesmos colocam, papo de boteco. Como surgem as idéias e as letras para as músicas? E no bar mesmo?

KOPOS SUJUS: As vezes sim. "O Último a Sair do Bar", por exemplo, eu escrevi um dia em que fomos literalmente "saídos" do bar que frequentamos porque estava na hora de fechar. Mas na verdade tudo é inspiração, e quando você está em uma banda mais "aberta" em termos musicais, sem tanto compromisso com estilos fechados, acho que fica mais fácil compor. Eu escrevo a maioria das letras ainda, mas uma de nossas musicas novas (troca de favores) o Marcelo e o Fabio começaram a escrever na praia, por exemplo. Fica mais fácil pras idéias fluírem quando não se tem muito compromisso - inclusive de se levar muito a sério!



FMZ_ONLINE: A banda já gravou alguns sons, certo? Algum lançamento, demo, ep ou coisa do tipo em vista?

KOPOS SUJUS: Vamos gravar mais 3 musicas em Agosto e o plano é lançar um full lenght até o final do ano. Hoje a galera pode escutar 3 musicas nossas no site e myspace além de ver várias musicas no you tube.


FMZ_ONLINE: A La Puta Madre já contava com uma galera que curtia o som e acompanhava os shows. Com a kopos Sujus já deu pra ter uma idéia da resposta de público com os shows e os sons gravados?

KOPOS SUJUS: Cara, a gente rapidamente tem conseguido agregar um publico legal. engraçado que a maioria do pessoal que tem ido e acompanhado o Kopos é gente que não conhecia ou conhecia pouco o LPM. Acho que pra eles foi mais fácil se adaptar ao som da gente - os amigos mais antigos, que conheciam o LPM ainda tem certa dificuldade de dissociar uma banda da outra às vezes.

Outra parada legal é que temos tocado pra diferentes públicos com respostas ótimas - tocamos em festivais de Crossover, de Grind e com bandas de rockabilly e sempre com uma boa resposta da galera. Acho que o fato de não termos uma "turma" muito bem definida, musicalmente, colabora - não somos estritamente punk, nem rockabilly, nem surf, nem hardcore, mas todos esses estilos compõe o Kopos Sujus.


FMZ_ONLINE: Valeu pelo papo! Fiquem à vontade e nos vemos no Rock na Garagem!

KOPOS SUJUS: Valeu o espaço como sempre Rafa, e a todo o Feira Moderna Crew! Nos vemos pelos shows - Apareçam dia 18 de Julho, sábado, tocaremos no Metallica Pub!! E acessem nosso site que lá tem absolutamente tudo sobre a banda! Valeu! http://www.kopossujus.com.br




por: Rafael A.

Um comentário:

Bolinho disse...

Bobó, meu herói! mais uma vez MUITO obrigado por todo apoio à banda! abração
Bolinho

Leia também: