quarta-feira, 27 de março de 2013

Entrevista :: Carlos Spihler



Esses caras são, definitivamente, um dos nomes mais frequentes no cenério underground de Niterói e São Gonçalo! Difícil achar alguém que frequente shows e nunca tenha dado de cara com eles em cima do palco! Entre 2007 e 2012 a Carlos Spihler tocou literalmente em tudo quanto foi canto! De São Gonçalo a São Paulo! Hoje, ainda colhem os frutos do mais recente trabalho, o CD Geracão Piercing & Argola e, recentemente, soltaram música e clipe novo na internet! Aliás, a Carlos Spihler é uma das atrações da edição especial de sétimo aniversário de nosso Rock na Garagem! Sendo assim, fomos trocar uma ideia com Felipe Kbça, guitarra e vocal da banda! Se liga:

FMZ_ONLINE: A banda andou afastada dos palcos de uns tempos pra cá e recentemente apareceu com música nova, clipe novo, enfim. Mas, ao que parece, a banda continuou produzindo coisas novas nesse espaço de tempo. A que se deve esse recesso na agenda de shows?

Felipe Kbça: A gente ficou de saco cheio do underground ... (rsrsrsrsrs). Foi de 2007 até o meio de 2012 fazendo muitos shows, e você sabe como é o underground, sem grana, sem estrutura descente, cansamos um pouco, mas nunca paramos. Só acho que não precisamos fazer mais tantos shows.


FMZ_ONLINE: O Geração Piercing & Argola já saiu há um bom tempo. Trata-se de um belo trabalho inclusive com relação à capa, apresentação, produção, enfim. Depois de lançado, de vários shows de divulgação realizados e com o devido distanciamento, quais as impressões de vocês com relação ao CD no que diz respeito à importância dele pra história da banda?

Felipe Kbça: É um trabalho que nos dá muito orgulho. Ficamos mais de um ano produzindo o CD. Fizemos um evento de lançamento legal. O trabalho final ficou de primeira. Infelizmente, poucas bandas daqui conseguiram lançar um CD com esse nível de produção. Dos nossos 3 CDs é o que considero o mais tocável ao vivo. Enquanto nos dois primeiros CDs sempre tinha uma ou duas músicas que a gente não toca nos shows, no GP&A, tocamos todas várias vezes.


FMZ_ONLINE: Há planos para um novo CD no momento?

Felipe Kbça: O CD GP&A foi lançado em 2011 e a intenção era lançar em 2013 um DVD ao vivo, mas como queremos fazer algo com qualidade, precisaríamos de muito dinheiro e no momento não temos. Então vamos lançar músicas pelo Youtube e no nosso site, de 6 em 6 meses, quando o número de canções completar 10 a gente junta todas e lança um CD.


FMZ_ONLINE: Falando de shows agora: a partir do repertório de vocês percebe-se que a banda tem um leque bem grande de influências. Os covers vão de Júpiter Maçã a Matanza, passando por Sidney Magal! Eu queria que vocês comentassem a respeito disso. De como funciona essa coisa de selecionar repertório ou mesmo administrar o quanto de influência desse ou daquele artista as músicas da banda vão carregar. É algo 'administrável'?

Felipe Kbça: Isso é trauma de infância (rsrsrs). Eu ouço Roberto Carlos desde quando estava no útero da minha mãe, meu avô tinha um disco do Sidney Magal com um pôster, ouvi muito... Só lá pelos 10 pra 11 anos (final dos 80 e começo dos 90) que fui me ligar em bandas de Rock da minha geração. No começo dos anos 90 ouvia muito Grunge e Punk. Então o nosso som tem influência de tudo isso, música brega, BRock anos 80, Rock anos 90, Rock Gaúcho. Matanza é a influência mais atual. Agente mistura tudo isso e mais alguma coisa e coloca nas músicas. Por exemplo, na música “Garotinha Loka”, tem influência Punk dos Ramones, lembra um pouco bandas de Rock do Sul, e aqueles gritinhos que dou no meio da música (ohh!) é uma homenagem a Roberto Carlos, ouve só a gravação da música “Não Vou Ficar” (que é do Tim Maia) na versão do RC ele dá umas gemidas muito engraçada na hora do solo da música (rsrsrs) hilário!!


FMZ_ONLINE: A banda, durante um época, fez uma quantidade enorme de shows. Até em São Paulo vocês foram parar! Qual balanço vocês fazem dessa época? Essa grande quantidade de shows foi importante pra banda naquele momento?

Felipe Kbça: Foi muito importante, ajudou a gente a se popularizar em São Gonçalo e Niterói. Se agente tivesse que estourar o final de 2008 e início de 2009 seria o melhor momento, a banda estava muito ativa na época.


FMZ_ONLINE: É inevitável falar do cenário de nossa Região. Niterói e São Gonçalo, apesar de algumas iniciativas bacanas, parecem meio que estagnadas. Em alguns momentos parece ser quase impossível tirar as pessoas de casa pra irem a um evento underground. É assim tão complicado fazer as coisas darem certo por aqui? Qual a opinião de vocês a respeito?

Felipe Kbça: São muitos fatores. Há muito tempo que eu não via o cenário tão fraco. Isso nos desanima. Por isso que a gente prefere no momento fazer poucos shows e produzir outras coisas. Pode ser que melhore. Infelizmente o grande público se liga só em modinha, e no momento o Rock tá em baixa.


FMZ_ONLINE: Falando de música agora: O que o pessoal da banda anda ouvindo?

Felipe Kbça: Vou falar por mim, no meu MP3 tem de tudo de Sepultura a música Brega, mas vou indicar aqui uma música mais pra MPB, que é de um artista novo e que expressa a minha depressão que sinto no momento em relação à música: “A Gente É Feito Pra Acabar” (Marcelo Geneci), letra e arranjo fantásticos.


FMZ_ONLINE: E que bandas novas vocês indicam pra galera como boas promessas?

Felipe Kbça: Cara, eu tenho andando muito decepcionado com a música ultimamente, mas vou indicar aqui a banda Vanguart, Tereza e Vivendo do Ócio, mas sem muita empolgação.


FMZ_ONLINE: E quais os planos para o futuro? O que vem por aí?

Felipe Kbça: Fazer músicas e lançar pelo Youtube.


FMZ_ONLINE: Chegamos ao fim pessoal. Valeu pelo papo e nos vemos no Rock na Garagem dia 30/03, ok? Algum recado final?

Felipe Kbça: Em verdade vos digo: “Bom de noite é ir pra rua/ mesmo quando está chovendo”, porque: “Bom é quando faz mal”. Espero todo mundo lá! :D

por: Rafael A.

Confira o mais novo lançamento da banda Carlos Spihler:

foto: Paulo Belote


E não perca! Dia 30/03, Rock na Garagem - Especial 7 Anos no Metallica Pub:

30 de março :: sábado :: 19h
Rock na Garagem - Especial 7 Anos
Shows: Carlos Spihler - Neutrônica - Roots of Hate - Xarles Xavier + discotecagem: DJ Wesley Sanyps & Rafael A. + mostra de fanzines
Local: Metallica Pub
End.: Rua José do Patrocinício, 42, Porto Novo, São Gonçalo/RJ
ENTRADA FRANCA / infos

Nenhum comentário:

Leia também: