quarta-feira, 20 de março de 2013

Entrevista :: Neutrônica



Rock Psicodélico direto da Região Serrana Fluminense! Ok, tem muito mais que som psicodélico por trás do som da Neutrônica (foto). Nesse papo com o vocal e guitarra Alex Bello, um pouco sobre a história da banda, cena petropolitana, planos para u futuro e muito mais! Aliás, vale lembrar que os caras se apresentam no próximo dia 30, no Metallica Pub durante as comemorações de sete anos de nosso Rock na Garagem! E enquanto o dia do show não chega, vamos saber um pouco mais de Alex Bello e sua banda, Neutrônica! Se liga:

FMZ_ONLINE: Pra começar gostaria que vocês apresentassem a Neutrônica pra galera que ainda não conhece! Como surgiu o projeto da banda, como a galera se conheceu, enfim?

Alex Bello: Neutrônica é um power trio hispano-brasileiro de Rock experimental formado em 2009, com composições influenciadas pelo Rock, Blues e Punk dos anos 60 e 70. Influências: Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Black Sabbath, Sex Pistols, Iggy Pop, David Bowie, The Doors...

Com sonoridade sessentista e letras agressivas, o grupo se classifica como uma banda old fashion. Participou de diversos festivais importantes, entre eles o Anti Caretice Imperial, Tomate Seco Festival, Solstício do Som V, Intruders (Botafogo), Die For Metal, Rock em Movimento (Niterói), Irmandade Hardcore VI, II Festival de Inverno Independente (Festin), Grito Rock Cabo Frio 2012, Palco Coletivamente de Verão (Recreio), Senso Incomum III, Grito Rock Petrópolis 2011, Satanic States of América, Domingo Autoral, Senso Incomum, Carnaval do Mal e Petro Rock, dividindo palco com mais de 68 bandas destacadas do cenário independente, como Autoramas, Canastra, Maldita e Columbian Neckties da Dinamarca. Participou do DVD da Eletron Bean Records com oito bandas de todo Brasil, do programa Cozinha do Rock #4 (produzido pela Eleva Audiovisual), do programa de rádio espanhol (Trastero Rock), do programa Backstage Petropolis Inc. Dos documentários .... Grito Rock Petrópolis e do Eleva On The Road IV. Atualmente a banda está em processo de lançamento do seu primeiro EP, Thelematic. Formada por: Alex Bello (voz e guitarra ), Marco de Castro (baixo) e Deyanira Garcia (bateria)

Morei três anos na Europa, e em Londres comecei um projeto chamado¨A Luz.¨Eramos 2 (eu e Leandro Motta, um percussionista que cantava, tocava gaita e teremim). Nesse meio tempo trabalhava de faxineiro e barman num hotel de Londres e conheci minha atual mulher e baterista. Já o atual baixista, Marco de Castro já tinha tocado comigo em 2 ocasiões. Eu cantava numa banda antes de morar em Londres, e quando a banda terminou conheci o Marco. Ele tinha acabado de voltar do Chile (onde viveu 12 anos ) e montamos um trabalho. Lembrando que na ocasião ele tocava guitarra. Depois fez parte da segunda formação da Neutrônica tocando guitarra solo e agora assumiu o baixo.


FMZ_ONLINE: Assisti a um show de vocês aqui em Niterói e o som de vocês soou como algo que requer uma atenção maior por parte do ouvinte. Como se o cara tivesse de embarcar na viajem da banda pra captar 100% da ideia. Posso estar falando uma bobagem imensa, mas de qualquer forma... Contem pra nós como funciona o processo de composição, influências musicais...

Alex Bello: Na verdade o som é bem viajante sim, já componho a muitos anos e nunca usei nenhuma banda ou técnica como referência. É claro que já escutei muita música e isso sem dúvida acaba me influenciando. Sempre curti Black Sabbath, Led Zeppelin, Pink Floyd, Jimi Hendrix, Sex Pistols, Iggy Pop, David Bowie, Guns n Roses, Nirvana, Alice in Chains e etc... Geralmente componho quando estou depressivo, biritado ou sozinho. A parada toda é fruto de sentimentos. Tem vezes que ao pegar no violão ou na guitarra, a canção aparece toda em 10 minutos. E outras vezes demoro 2 ou 3 anos pra fechar um tema. Geralmente quando termino uma letra penso comigo: Essa porra não é minha ... hahahahahha .....


FMZ_ONLINE: O que há de material da Neutrônica disponível pra galera que quiser conhecer o som?

Alex Bello: Colocando ¨Neutrônica¨ no Google, o interessado acha bastante material independente da banda. (N.E.: Contatos ao final da entrevista)


FMZ_ONLINE: A Neutrônica é bastante envolvida com o cenário independente de sua cidade através da Petrópolis Inc. Eu queria saber como surgiu a ideia de atuar também como produtores e se o saldo, tomando por base o cenário da Região de vocês, tem sido positivo.

Alex Bello: A produtora nasceu logo com o primeiro show da Neutrônica. Ao voltar de Madrid montamos a Neutrônica e não existia nenhum espaço pra arte autoral em Petrópolis. Queríamos tocar, e sem espaço a Petrópolis Inc. aconteceu. Na verdade não estamos preocupados em criar cenário ou algo assim. A ideia sempre foi a diversão. Em 3 anos, foram dezenas de festivais produzidos e apoiados, vários documentários, matérias nos jornais, TVs e parcerias com vários coletivos. Duas indicações ao Prêmio de Cultura Maestro Guerra Peixe, acabamos de receber o Prêmio ¨Força da Juventude¨por produção cultural. Centenas de bandas, artistas e pessoas já se divertiram muito.


FMZ_ONLINE: Vocês sentem que as bandas de Petrópolis tem conseguido sair pra mostrar seu som em outras cidades? E aproveitando, como vocês percebem a cena independente Brasil afora?

Alex Bello: Nesse momento não são muitas as bandas que estão saindo. Sinto a coisa começando a florescer. Com a Neutrônica temos tocado fora e pretendemos não parar mais.


FMZ_ONLINE: Tem muita banda bacana surgindo aí pela Região Serrana? Quem vocês apontam como sendo boas promessas?

Alex Bello: Aqui estamos num momento muito bom. Posso citar várias que estão na correria nesse momento: Controle, Upside Down, Roots of Hate, Putrefatos, Sanatorio S/A, Pulse, Enob, Zelda Scoth, Catsuit, Carol Carols, Loh Marques, Voodoo Soup, Magnolia´s Devil, Celso Bj, Muleta Cruel, Deriva, Tribo de Gonzaga, Taruíra e etc.. Lembrando que sempre acabamos esquecendo algumas... hahahah...


FMZ_ONLINE: De volta à Neutrônica: Quais os planos para o futuro? O que vem pela frente?

Alex Bello: Ainda esse ano vamos lançar o EP e se tudo der certo um disco e clipe. Estamos tocando em tudo que aparece pra se preparar pra uma tour na Europa e América do Sul... O plano é sempre tocar...

por: Rafael A.


Conheça o som da Neutrônica:

Contatos com banda Neutrônica: Facebook / Myspace  / Twitter  / Youtube / Blog / e-mail  / Flicrk

E não perca! Dia 30/03 tem Rock na Gragem - Especial 7 Anos no Metallica Pub:


30 de março :: sábado :: 19h
Rock na Garagem - Especial 7 Anos
Shows: Carlos Spihler - Neutrônica - Roots of Hate - Xarles Xavier + discotecagem: DJ Wesley Sanyps & Rafael A. + mostra de fanzines
Local: Metallica Pub
End.: Rua José do Patrocinício, 42, Porto Novo, São Gonçalo/RJ
ENTRADA FRANCA / infos

Nenhum comentário:

Leia também: